Começa a vigorar nesta quarta-feira (01/06) o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual, que vai possibilitar melhorias do transporte na cidade, sem aumentar o valor das passagens para a população. A Secretaria Municipal de Transportes estabeleceu um plano operacional para regularizar de forma gradual o retorno de linhas prioritárias, de forma a atender todas as regiões da cidade em um prazo de sete meses.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,05, os consórcios irão receber um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A prefeitura vai atestar a quilometragem rodada por meio de GPS. As linhas que não cumprirem a quilometragem mínima exigida não receberão o pagamento de subsídio.

Nesta primeira semana, a Prefeitura do Rio determinou o retorno das seguintes linhas:

Consórcio Santa Cruz

• 870 – Sepetiba – Santa Cruz
• 871 – Pingo d`Água – Estação Cesarão III (Via Sepetiba)
• 822 – Campo Grande – Corcundinha
• 849 – Campo Grande – Base Aérea de Santa Cruz
• 845 – Cantagalo – Campo Grande

Consórcio Internorte

• 922 – Tubiacanga – Fundão (Via Portuguesa)
• 925 – Rio Galeão – Bancários
• 778 – Pavuna – Cascadura (Via Estrada de Botafogo)

Consórcio Transcarioca

• 881 – Alvorada – Taquara (Via Curicica e Camorim)

Consórcio Intersul

• 014 – Paula Matos – Castelo
• 104 – São Conrado – Rodoviária

Na útlima semana, o programa Asfalto Liso chegou aos bairros de Jacarepaguá e Paciência. As equipes começaram o serviço de fresagem na Rua Cândido Benício, na altura da Praça Seca, e na Estrada de Santa Eugênia. Para minimizar o impacto no trânsito, o trabalho é realizado das 21h às 6h.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, explica que a abertura de novas frentes do Asfalto Liso faz parte do planejamento do projeto. “Até 2024, o programa vai contemplar 290 vias cariocas. Já estamos em todas as regiões da cidade e, a cada mês, começamos em mais trechos”, diz ela. “Ainda em abril, chegaremos à Rua Hermengarda, no Méier; às ruas Maria Antônia e General Belegarde, no Engenho Novo; e à Avenida Epitácio Pessoa, que passa por Lagoa, Ipanema e Leblon”, acrescenta.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, ressalta a importância do programa. “O Asfalto Liso é aquela transformação completa na via. Não vamos tapar buracos, vamos remover totalmente as camadas de asfalto antigas e colocar uma nova camada de asfalto! Teremos vias completamente recuperadas e as pessoas vão sentir tamanha diferença! Vai ficar incrível”, entusiasma-se.

Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento. “O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o Asfalto Liso para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade”, afirma Anna Laura.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 - É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 - É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

A Mobi-Rio vai retomar o “diretão” Magarça x Alvorada, a partir desta segunda-feira (28/3). O serviço eventual em ônibus urbanos vai rodar nos dias úteis, durante o horário de maior movimento de passageiros, das 4h às 8h e das 16h às 20h, com intervalos de cinco minutos.

Pela manhã, a linha seguirá pela pista exclusiva do BRT em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. À tarde, fará o sentido inverso, partindo da Plataforma C do Alvorada.

O “diretão” Magarça x Alvorada (SE-04) circulou entre abril e julho de 2021. Com o aumento gradual do número de BRTs, o serviço pôde ser descontinuado. Agora, devido ao maior número de passageiros no sistema, a Mobi-Rio decidiu retomar a linha, que vai reforçar a operação no corredor Transoeste, juntamente com os diretões Santa Cruz x Alvorada, Pingo D’Água x Alvorada e Mato Alto x Alvorada.