A Mobi-Rio vai retomar o “diretão” Magarça x Alvorada, a partir desta segunda-feira (28/3). O serviço eventual em ônibus urbanos vai rodar nos dias úteis, durante o horário de maior movimento de passageiros, das 4h às 8h e das 16h às 20h, com intervalos de cinco minutos.

Pela manhã, a linha seguirá pela pista exclusiva do BRT em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. À tarde, fará o sentido inverso, partindo da Plataforma C do Alvorada.

O “diretão” Magarça x Alvorada (SE-04) circulou entre abril e julho de 2021. Com o aumento gradual do número de BRTs, o serviço pôde ser descontinuado. Agora, devido ao maior número de passageiros no sistema, a Mobi-Rio decidiu retomar a linha, que vai reforçar a operação no corredor Transoeste, juntamente com os diretões Santa Cruz x Alvorada, Pingo D’Água x Alvorada e Mato Alto x Alvorada.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR), firmou parceria com o aplicativo Quicko – primeiro app de mobilidade urbana 100% brasileiro – para oferecer mais informações sobre a operação dos ônibus na cidade, mudanças no sistema e alertas sobre situações vividas por usuários nos coletivos. O app é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.

Pelo aplicativo será possível coletar relatos e produzir informações sobre o comportamento diário dos passageiros do transporte público na cidade do Rio. Os usuários poderão indicar no app se o serviço daquela determinada linha está sendo prestado de forma correta; se o ônibus está atrasado; se há lotação; se o veículo está mal preservado; e até mesmo se as informações sobre a linha estão desatualizadas. Esses dados irão gerar insumos para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas de mobilidade que visem a melhoria dos deslocamentos na cidade.

A iniciativa também traz benefícios para o usuário, que, por meio de notificações do aplicativo da Quicko, poderá ser informado pela secretaria sobre eventuais mudanças no sistema, além de receber alertas sobre a situação do transporte público da cidade.

Para a secretária de Transportes do Rio, Maína Celidonio, com a retomada das atividades presenciais e o aumento progressivo do número de passageiros, é importante que se amplie o acesso a informações.

– A interação entre o poder público e os usuários de transporte coletivo será fundamental para a melhoria dos serviços – destacou a secretária.

Segundo a especialista de mobilidade da Quicko Luísa Peixoto, promover a mobilidade urbana de qualidade e para as pessoas deve ser a tônica para tornar  as cidades mais ágeis e inteligentes.

– Tornar as cidades mais fáceis para as pessoas é chave para mudar o comportamento da população e essa parceria com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio é um importante passo para a promoção de um transporte mais qualificado e sustentável  no município – disse Luísa.

Primeiro app de mobilidade urbana do Brasil, a Quicko, que já está disponível em oito regiões metropolitanas, informa em tempo real a previsão de chegada das linhas de ônibus, assim como sugestões de rotas mais rápidas e baratas para os usuários do transporte público.

Desejo antigo da cidade e, principalmente, dos moradores da Barra da Tijuca, a Prefeitura está retomando o projeto de concessão do transporte aquaviário de passageiros no Rio. Foi publicado no Diário Oficial, no mês passado, o  PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), para que sejam desenvolvidos os estudos técnicos, ambientais, jurídicos e econômicos do projeto.

– Projetos como o transporte aquaviário têm potencial transformador para toda a cidade, pois melhora a qualidade de vida de moradores e trabalhadores, que diariamente precisam transitar nestas localidades. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento do turismo na cidade, que gera empregos e renda para a retomada da economia do Rio – explicou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes.

A Comissão Especial de Parcerias Estratégicas (Cepe) da Secretaria Municipal de Infraestrutura vai selecionar até dois proponentes, que podem se organizar em consórcios. Os interessados terão 30 dias para apresentar seu requerimento de interesse, e os eventuais autorizados terão 120 dias para realizar os estudos.

Com a implantação do sistema, a Prefeitura quer garantir ao cidadão embarcações adequadas, que forneçam conforto e segurança, sem perder de vista condições tarifárias justas e adequadas à realidade operacional e ao passageiro, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida urbana. 

Parceria Público-Privada fará a implantação de uma usina solar fotovoltaica

A Prefeitura também acabou de lançar uma consulta pública para o Solário Carioca. Trata-se de uma Parceria Público-Privada (PPP), no modelo de concessão administrativa, para implantação, manutenção e operação de uma Usina Solar Fotovoltaica (UFV) de potência nominal de 5 MW, e que vai funcionar no aterro sanitário de Santa Cruz, atualmente desativado. Entre os compromissos assumidos pela Prefeitura no Plano de Desenvolvimento Sustentável estão a geração de energias renováveis e limpas, além da redução das emissões de carbono.

A consulta pública, que vai até 18 de março, é a primeira etapa do procedimento licitatório. A previsão é que a licitação ocorra ainda neste primeiro semestre. Os interessados devem acessar o link do e-compras.

– O Projeto Solário Carioca vem para marcar a volta da cidade do Rio para a vanguarda das parcerias público-privadas. Esse projeto é um dos pioneiros do país neste modelo de utilização de aterros sanitários desativados para implantação de usinas de geração solar, que contribui para fomento às energias renováveis e à redução de emissões de carbono na cidade – afirmou Jorge Arraes.

O Projeto Solário Carioca contou com apoio da C40 Cities Finance Facility (CFF) no financiamento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica na estruturação da Parceria Público-Privada. O estudo do Solário prevê uma economia de 1.9 milhões/ano aos cofres públicos, e investimentos pela concessão administrativa de R$ 25 a R$ 30 milhões ao longo de 20 anos.

O terreno, localizado em Santa Cruz, zona Oeste da cidade, tem 15 hectares e a previsão é que a usina ocupe cerca de 56% da área, ou seja, 8,4 hectares. A usina vai gerar uma média de mais de 9 MWh/ano de energia.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta segunda-feira (8/11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o novo modelo a ser adotado para requalificação do sistema BRT. A modalidade, inédita no Brasil, será feita de forma separada, dividida em duas fases: a primeira para a locação de frota, possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos, e a segunda para a concessão da operação do sistema. O novo formato possibilitará uma melhora do serviço prestado à população, com mais veículos, menos lotação e intervalos menores entre os ônibus.

A publicação do edital de licitação para a locação dos ônibus está prevista para o fim de novembro. Quem vencer a disputa ficará responsável pela aquisição dos novos ônibus e pela inspeção da manutenção a ser realizada pelo operador. O município pagará mensalmente ao locador pela frota disponibilizada durante o período do contrato. Já a licitação para a operação está prevista para acontecer em janeiro de 2022.

– Nós estamos dando uma solução definitiva para a operação adequada do sistema BRT. Esse novo modelo permite à futura concessão da operação uma garantia de um aporte importante ao sistema, com a prefeitura alugando os ônibus, tirando um custo dos operadores. Não tenho dúvida que, com esse novo sistema, vamos trazer mais dignidade e respeito à população que usa transporte público nessa cidade – disse o prefeito Eduardo Paes.

 

515 novos ônibus até 2023

 

O edital de locação de ônibus será dividido em cinco lotes para o aluguel progressivo de mais de 515 novos veículos até 2023, sendo que mais de 150 ônibus articulados já começam a chegar a partir do segundo semestre de 2022 para os corredores Transolímpica e Transcarioca.

 A partir de 2023, chegarão mais de 300 novos coletivos articulados para o Transoeste, após a repavimentação completa da calha e inauguração de novos terminais, e também para o corredor Transbrasil, cujas obras estão em andamento. Nessa fase, chegam ainda cerca de 60 ônibus elétricos, modelo padron, para os serviços que atendem a Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, bem como cerca de 20 biarticulados para o Transbrasil.

– Estamos fazendo a reformulação da gestão do BRT. O mais importante é garantir a renovação da frota. A prefeitura vai alugar 515 novos ônibus e também vai remunerar o operador de modo diferente, garantindo que o custo dele será coberto pelo poder público. Além disso, vamos disponibilizar terrenos para que o operador construa sua garagem – afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Além de atrair mais passageiros para o transporte público, a prefeitura pretende tornar o BRT do Rio de Janeiro referência internacional em qualidade do serviço prestado e conforto para os passageiros.

 

Maína apresentou as licitações que serão feitas para requalificar o sistema BRT – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Tecnologia embarcada

 

Os ônibus contarão com uma série de dispositivos de tecnologia para aumentar a segurança e o conforto para os usuários. Entre as novidades estão telemetria e GPS para análise de desempenho; piloto automático para distanciamento dos veículos à frente; limitador de velocidade por GPS; módulo de segurança e interface com condutor; bloqueador de portas para evitar que os veículos circulem de portas abertas; sistema de alerta de colisão frontal e videomonitoramento.

Estão habilitadas a participar da licitação empresas (brasileiras e estrangeiras) que tenham comprovada experiência técnica, como fabricantes, encarroçadoras, empresas de energia e gestores de ativos. A participação de consórcios é permitida e o critério de escolha será o menor preço. A locação será pelo período de cinco anos, renováveis por igual período.

 

Sustentabilidade

 

Os veículos a diesel que chegam em 2023 já serão compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro-6, que prevê redução de poluentes locais, como o material particulado em 50%, e hidrocarbonetos em 71%, representando enormes ganhos para a saúde.

Os veículos elétricos estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, que estipula uma substituição de até 20% da frota do sistema de ônibus por veículos zero emissão, até 2030. Com a entrada da frota, o município ainda supera a meta do Planejamento Estratégico de introdução de ônibus elétricos na cidade. A frota prevista já posiciona o Rio como uma das maiores cidades da América Latina em relação à frota zero emissão.

 

Audiência pública

 

Na quarta-feira (17/11), a Secretaria Municipal de Transportes promove na Câmara de Vereadores uma audiência pública sobre a licitação da locação de frota do BRT. Essa é uma das etapas anteriores à publicação do edital de licitação, quando o projeto será mostrado de forma transparente e os eventuais interessados poderão fazer suas sugestões de aperfeiçoamento do certame.

 

Licitação para operação do sistema

 

Em janeiro de 2022, está prevista uma nova licitação para a operação dos serviços do sistema BRT. A concorrência será dividida em três lotes, garantindo múltiplos operadores para diminuir o risco de descontinuidade. Cada um deve ser operado por um concessionário, que terá como atribuições a circulação da frota do respectivo lote, a manutenção dos veículos e a construção das garagens, que serão erguidas em terrenos disponibilizados pela Prefeitura. Até que os vencedores assumam, a prefeitura continuará encarregada pelos serviços do BRT.

A prefeitura optou pelo modelo de contratação separada, com empresas especializadas nas áreas de provisão de frota e concessão da operação, de forma a dividir responsabilidades e aperfeiçoar sua gestão, oferecendo garantias financeiras e incentivos para a melhoria contínua do serviço, além de maior controle dos serviços pelo poder público e flexibilidade em caso de descontinuidade dos serviços. Para isso, a Prefeitura do Rio se inspirou em casos testados com sucesso em outras cidades do mundo, como Londres, Singapura, Bogotá e Santiago.

 

Garagens públicas

 

Para assegurar a competitividade da licitação, a Prefeitura inovou e vai oferecer aos operadores quatro terrenos públicos para a construção de garagens dos BRTs e instalação de infraestrutura, o que possibilitará atrair concorrentes internacionais e de outros estados. Os imóveis ficam na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, e próximo à estação Magarça, em Guaratiba – ambos para atender o corredor Transoeste; na Ilha do Fundão, para veículos dos corredores Transcarioca, Transoeste Lote Zero (entre os terminais Alvorada e Jardim Oceânico) e Transbrasil, quando estiver em operação; e em Deodoro, para articulados e biarticulados dos corredores Transolímpica, Transcarioca, Transoeste Lote Zero e Transbrasil.

Dependendo da necessidade, poderá haver remanejamento de frota entre corredores. A garagem da Cesário de Melo será a primeira garagem exclusivamente elétrica do país, recebendo todos os veículos elétricos previsto para o sistema BRT.

 

Novo modelo de bilhetagem

 

Para a reorganização do sistema BRT e do sistema de transporte público coletivo da cidade, a Prefeitura está implantando um novo modelo de gestão, com a contratação, por meio de uma licitação em andamento, de uma prestadora para gerir o sistema de bilhetagem. O concessionário vencedor será responsável pela arrecadação tarifária e pelo repasse das receitas ao município, por meio de uma Câmara de Compensação Tarifária, para o controle e pagamento aos novos operadores. A licitação da Bilhetagem Digital foi lançada em outubro deste ano e os envelopes serão abertos no próximo dia 7 de dezembro.

A partir da assinatura do contrato, a concessionária terá um prazo de seis meses para realizar todas as atividades e procedimentos necessários para o início de operação do sistema de bilhetagem digital, devendo fornecer os novos validadores aos operadores, emitir cartões de transportes e novas mídias aos usuários comuns e aos que têm direito à gratuidade, como QR Codes, disponibilizar a rede de venda, treinar funcionários e realizar os testes necessários.

O início da bilhetagem digital deverá coincidir com o início da nova concessão para operação do BRT, no segundo semestre de 2022.

 

Remuneração dos novos concessionários

 

LOCADOR – O cálculo da remuneração do locador de frota será determinado pela quantidade de veículos disponibilizados, multiplicada pelo valor de aluguel unitário. Os veículos sem condições para a operação não serão considerados.

 

OPERADOR – A remuneração do operador será com base no custo do serviço. Haverá também incentivos ou penalidades, de acordo com o serviço executado, além de incentivos em casos de aumento do número de passageiros. Atualmente, a remuneração do operador é pelo número de passageiros pagantes, gerando competição por passageiros e poucos incentivos para a prestação adequada do serviço. Com o novo modelo de remuneração e os incentivos propostos, a Prefeitura conseguirá maior qualidade e conforto para usuários, redução da pressão sobre a tarifa, redução de exposição ao risco da demanda sobre operadores e maior controle do serviço pelo poder público.

 

Prefeitura no controle

 

Mesmo com a entrada de novas empresas após a licitação da operação do BRT, o planejamento do sistema, o monitoramento e a operação do Centro de Controle Operacional do BRT permanecerão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes, assim como a avaliação dos resultados para a remuneração do serviço prestado.

 

Intervenção do BRT

 

O sistema BRT, que já teve, em seu auge, 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da Prefeitura desde março deste ano devido à degradação do serviço que vinha sendo prestado à população. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado extremamente precário. Mesmo com o reforço da manutenção corretiva e de medidas preventivas, o desgaste dos veículos continua sendo o principal problema da atual frota, hoje composta por cerca de 200 ônibus em operação, provocando constantes desfalques e se tornando necessário um reforço na operação do BRT com o aluguel de ônibus comuns para serviços eventuais nos horários de pico da manhã e da tarde.

Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba. Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano. Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio que fará a ligação intermodal com o VLT, propiciando incremento na demanda dos dois sistemas e trazendo maior conforto aos usuários.

 

O Programa BRT Seguro, criado para reforçar a segurança nas estações, registrou 110 prisões nos primeiros seis meses de atuação da iniciativa, que tem o objetivo de reduzir a criminalidade, a evasão de passagens, a desordem e o vandalismo. As prisões foram realizadas após ocorrências de roubo, furto, importunação sexual, receptação e dano ao patrimônio público durante patrulhamento de rotina ou depois de acionamento pela equipe de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), no Terminal Alvorada.

– O BRT Seguro é um programa fundamental para a segurança das pessoas que fazem uso das estações. Reduzimos a quantidade de furtos de materiais por meio do patrulhamento preventivo e de prisões de criminosos. Também diminuímos a quantidade de evasões e de danos aos coletivos e estações. É um trabalho que conta com a integração de segurança pública, com policiais militares e guardas municipais – comentou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o programa conta com patrulhamento fixo em 53 estações nos três corredores (Transcarioca, Transoeste e Transolímpica) e tem disponível um efetivo de cerca de 100 agentes por dia, entre policiais e guardas. Além disso, atua com quatro rondas móveis durante as 24h do dia para pronto emprego no atendimento das ocorrências enviadas pelo CCO e também em apoio aos agentes que atuam no patrulhamento fixo.

O programa conta com patrulhamento fixo em 53 estações nos três corredores (Transcarioca, Transoeste e Transolímpica) – Divulgação

 

As equipes também realizam ações que vão além da segurança pública: 48 auxílios diversos foram feitos a passageiros, como atendimento de pessoas que passaram mal dentro dos ônibus e nas estações, com acionamento de socorro especializado. Lançado no dia 2 de junho pela Prefeitura do Rio, o programa BRT Seguro tem a missão de reforçar o patrulhamento nas estações para oferecer mais segurança aos usuários e evitar atos de criminalidade, de vandalismo e os calotes.

Os policiais militares atuam nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS); os guardas municipais atuam por meio de compra de folga em cota extra. Todos os profissionais integrantes do programa passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro, em que compreendem as características do patrulhamento nas estações. Ao todo, 1.700 policiais militares e 970 guardas municipais já participaram do treinamento.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Equipe de Intervenção do BRT Rio, lançou na manhã desta segunda-feira (25/10), na estação Cesarão III, o BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos para as mulheres. O projeto-piloto começa pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que circula na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

– A inauguração do BRT Rosa representa uma conquista, reconhecimento e conforto para as mulheres no transporte público municipal – afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Nesse domingo (24/10), a estação 31 de Outubro foi reaberta e a Cesarão III voltou a funcionar nesta segunda-feira. As duas estações foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região, somando 31  entregues à população durante a Intervenção. Outras 10 estações deverão ficar prontas ainda este mês e as cinco restantes, até novembro. No início da intervenção da Prefeitura no BRT, 46 estações estavam fechadas.

– Estamos lançando a semente do BRT Rosa, antiga demanda das mulheres da Zona Oeste. Contamos com a colaboração da população para respeitar o espaço exclusivo das mulheres e preservar as nossas estações – ressaltou a interventora do BRT Rio, Claudia Secin.

São 14 veículos com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 05h às 08h e das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva.

– Esta é uma conquista importante para garantir uma cidade segura às mulheres. O BRT Rosa é uma das ações para o enfrentamento ao assédio no transporte público e, além disso, faremos campanhas contínuas de sensibilização da sociedade e formação dos profissionais que trabalham nos transportes públicos – disse a secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste.

no projeto. As equipes serão mistas, formadas por guardas masculinos e femininos, que irão atuar no horário de exclusividade de espaço para as mulheres, saindo da estação Santa Cruz e do Terminal Campo Grande. O BRT Rio vai trabalhar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases. O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.

 

 

A Guarda Municipal vai disponibilizar um efetivo de 30 agentes para fiscalizar o cumprimento da medida – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

 

 

Os ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio