Durante todo o fim de semana (dias 20 e 21), equipes da Prefeitura do Rio registraram 1.489 autuações, com 54 estabelecimentos fechados e 185 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes

 

No segundo dia de vigência das medidas restritivas na orla do Rio, as praias continuaram vazias. A população respeitou o decreto da Prefeitura que proibia, entre outras determinações, a permanência e a prática esportiva na faixa de areia. As operações que fiscalizaram as restrições contaram com agentes da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária e com apoio da Polícia Militar.

Apenas neste domingo (21/03) foram registradas 685 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, não utilização de máscaras, aglomerações, infrações de trânsito, reboques, encerramento de feiras, apreensões de mercadorias de ambulantes – com 29 estabelecimentos fechados e 94 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes.

Durante todo o fim de semana (dias 20 e 21), equipes da Prefeitura do Rio registraram 1.489 autuações, com 54 estabelecimentos fechados e 185 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes.

Em dez dias de operações das medidas restritivas foram registradas 9.915 autuações, com 334 estabelecimentos fechados e 524 multas a bares, restaurantes e ambulantes.

Guarda Municipal

As forças-tarefa da Guarda Municipal fiscalizaram diversos pontos da cidade atendendo a denúncias de aglomeração e chamados registrados na Central 1746 da Prefeitura do Rio. Os agentes atuaram em pontos dos bairros de Copacabana, Laranjeiras (Praça São Salvador), Ipanema, Leblon, Gávea, Ilha do Governador (Praias da Bica e Engenhoca), Vargem Grande, ilha de Paquetá, Lapa, Engenho de Dentro, Padre Miguel (Ponto Chic), Barra de Guaratiba (trilhas de acesso às praias do Meio e Perigoso), Campinho, Madureira, Méier, Vila Isabel, entre outros pontos.

Neste fim de semana (20 e 21), guardas municipais ocuparam toda a orla da cidade, distribuídos em pontos estratégicos, para cumprir determinação do decreto 48.641, que proíbe a permanência de pessoas na areia das praias em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho de mar e o exercício de toda e qualquer atividade econômica, inclusive ambulantes. Além do patrulhamento em pontos fixos, as equipes realizavam rondas quando flagravam pessoas que insistiam em permanecer na areia.

Durante todo o fim de semana, cinco pessoas foram conduzidas para delegacias por desacato, desobediência ou por se recusarem a fornecer documento de identificação aos guardas municipais para aplicação da multa por infração sanitária.

Os agentes também fiscalizaram a proibição de estacionamento de veículos na orla do Leme ao Pontal, incluindo o Aterro do Flamengo e as praias de Botafogo e da Urca. A operação também contou com bloqueios nos dois acessos às praias de Grumari, Prainha e Barra de Guaratiba, com o fechamento das cancelas da Avenida Estado da Guanabara e da Estrada do Grumari.