Evento Guardiões das Águas limpa praia no Quebra-Mar e também inclui oficinas de surfe, teatro e roda de conversa com biólogos 

 



Neste sábado (1º), a ONG Instituto Núcleo Maré (Inmar) promove uma ação socioambiental que busca conscientizar a população acerca da poluição marinha e do complexo lagunar da região. O evento Guardiões das Águas planeja também um mutirão de limpeza na área do Quebra-Mar, assim como uma roda de conversas com biólogos da UniRio, UFRJ, Uerj e PUC, a respeito das consequências da poluição dos ecossistemas na saúde humana, além de oferecer também aulas gratuitas de surfe e teatro. 

“Nasci na Barra e acompanhei a rápida degradação do complexo lagunar da região. Meu avô, meu pai e eu, quando criança, conseguíamos pescar na Lagoa de Marapendi. Hoje isso não é mais possível. Na pandemia, comecei a retirar lixo do mar com o meu barco e a fazer mutirões de limpeza. Hoje, por meio da arte e do esporte, busco sensibilizar a comunidade sobre a sua relação com a poluição e sobre a importância do nosso ecossistema e do complexo marinho e lagunar”, explica Márcio dos Santos, fundador do Inmar e professor de surfe, em entrevista para O Globo. 

No evento que acontece neste fim de semana, o Instituto Núcleo Maré receberá 40 crianças da Cidade de Deus, que participarão da iniciativa para aprender mais sobre educação ambiental. 

“O objetivo é mostrar que cada um pode fazer a diferença para proteger a vida marinha, com simples atitudes como recolher o seu próprio lixo da praia. Moradores de comunidades periféricas, como a Cidade de Deus e o Morro do Banco, muitas vezes não têm acesso à educação básica e nem à praia, e por isso não compreendem a relação entre suas vidas e a poluição da água. Queremos educar essas pessoas. Por meio de ações como esta, acredito que isso seja possível”, conta Santos.

O evento Guardiões das Águas é gratuito e aberto a todos os públicos, começando às 9h e se estendendo até o meio-dia. O ponto de encontro acontece na sede da ONG, na Praia dos Amores 1.