A ação tem como objetivo para combater falhas e vandalismo na região
A Prefeitura deu início à troca dos equipamentos e materiais semafóricos com o objetivo de reduzir apagamentos, falhas de comunicação, vandalismo e furtos, que vêm crescendo na região. As avenidas das Américas, Luís Carlos Prestes, Abelardo Bueno e Salvador Allende estão entre as principais vias que serão beneficiadas por essa iniciativa.
Em 2023, a cidade registrou um total de 2.939 casos de furtos, sendo que a Barra da Tijuca foi responsável por 1,4% desse total. Já em 2024, até abril, foram contabilizados 1.195 casos de furtos, dos quais 5,3% ocorreram na Barra, representando um aumento alarmante de 278% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A modernização dos semáforos está sendo realizada por etapas e visa diminuir a ocorrência de sinais apagados ou em amarelo piscante. Estão sendo substituídos controladores e atualizada a tecnologia do parque semafórico para melhorar a comunicação com o Centro de Operações Rio (COR).
Além disso, a estabilização da rede elétrica está sendo reforçada com a locação de nobreaks, que garantirão o funcionamento dos semáforos por pelo menos três horas em caso de falhas no fornecimento de energia pela concessionária local. Em 2023, a Barra enfrentou uma média de cinco ocorrências de falta de energia elétrica por mês. Em 2024, a média mensal já subiu para oito. Essas medidas são essenciais para a organização do trânsito e a segurança viária.
“Estávamos tendo muitos problemas com sinais de trânsito inoperante por diversos motivos, desde furtos de cabos até problemas elétricos. Essa modernização, feita pela Cet-Rio, é a resposta da Prefeitura para reduzir essas falhas nos sinais e mitigar os transtornos para o trânsito da região”, declarou o subprefeito Raphael Lima.