Ação visa a verticalização de grandes terrenos com potencial construtivo
Nesta sexta-feira, 30 de outubro, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um texto de lei complementar do Poder Executivo que prevê o aumento de terrenos construídos em locais de estacionamentos de shoppings e supermercados. A ação visa também o pagamento de compensação financeira à Prefeitura do Rio para que isso aconteça.
Os principais pontos citados incluem a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, onde há a presença de terrenos maiores com potencial construtivo. Ou seja, espaços como estacionamentos de grandes empreendimentos podem receber o aval para a construção de novos edifícios tanto com o intuito residencial ou corporativo, desde que paguem por isso.
No texto, algumas das áreas listadas que tem este tipo de potencial para verticalização de terreno são em sua maioria shoppings de grande porte na Zona Sudoeste, como o Barra Shopping, Via Parque e outros estabelecimentos de mesmo porte, além de supermercados que possuem estacionamentos maiores como Atacadão, Carrefour e Supermarket Barra, também focando em espaços da Zona Sudoeste.
Outro tipo de empreendimento que também foi citado no projeto são construções da área da saúde, que permite que hospitais e clínicas construam mais dois andares de prédio, também mediante o pagamento para a Prefeitura.
Em suma, o projeto abre a possibilidade de ampliação de 20% da taxa de ocupação horizontal já existente dos terrenos, além de permitir o aumento vertical dos prédios, desde que não ultrapasse o teto de construção já determinado por Lei. Vale ressaltar que esta foi uma primeira discussão que recebeu 34 votos favoráveis, 4 contras e 1 em abstenção. Porém, o projeto passará por uma segunda votação na próxima semana.