Confira os principais eventos, acontecimentos e celebrações da região neste ano 

 

Por: Déborah Gama 

A alegria e euforia de um novo ano está batendo à porta, mas não podemos deixar 2023 ir embora sem antes fazer uma despedida de respeito, com direito aos melhores momentos, destaques principais e experiências enriquecedoras da região.

Para mergulhar nessa nostalgia, confira a seleção do Jornal da Barra, de acordo com os meses de 2023:

Janeiro
No primeiro mês de 2023, a Prefeitura do Rio inaugurou o Espaço da Juventude na Cidade de Deus, com vagas para cursos de tecnologia. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, assim como o secretário da Juventude Carioca (JUVRio), Salvino Oliveira. No contêiner sustentável, jovens de 15 a 29 anos puderam cursas gratuitamente matérias focadas nas tecnologias da indústria 4.0.

Com equipamentos voltados para a indústria do futuro, preparação para o mercado de trabalho, orientação de professores e material exclusivo, os alunos tiveram diversas aulas, como: jogos digitais, design de games, impressão 3D, drones, robótica e muito mais. Dessa forma, os jovens continuam sendo impulsionados para ingressar no mercado e conquistar seus objetivos. 

(Foto: Divulgação)


Ainda no início do mês, a Casa de Vidro parou o Via Parque ao comportar quatro participantes do BBB23: Gabriel e Paula, que foram votados para entrar na casa mais vigiada do Brasil, e Manoel e Giovanna, que não passaram na votação. O espaço de vidro foi aberto seis dias antes do início do programa e juntou muitas pessoas ao redor, que se amontoavam com cartazes e se comunicavam com os participantes.

(Foto: Divulgação)

No final do mês, a venda de ingressos para o show do RBD, na Jeunesse Arena, foi palco de confusões e brigas entre fãs. Muitos acamparam na bilheteria do estádio, aguardando o momento de adquirir os ingressos. A apresentação aconteceu no dia 19 de novembro.

 

 (Foto: Divulgação)


Fevereiro
Na época marcada pelo carnaval, a Ligia SamBaRe foi destaque no JB por promover a inclusão de Pessoas com Deficiência no Bloco das Divas, que contou com musas como Camila Scoralick e Lu rufino, com Síndrome de Down e PcD, respectivamente.

Lu Rufino e Camila Scoralick são musas do Bloco das Divas (Foto: Reprodução)

 

Março
O famoso Bar do Oswaldo, localizado no bairro do Joá, torna-se patrimônio cultural de natureza imaterial do Rio de Janeiro. O local já recebeu grandes personalidades, como Garrincha, Mussum e Getúlio Vargas. O carro-chefe do restaurante são as batidas, uma vez que o fundador que dá nome ao bar criou, na década de 40, uma bebida chamada de "coquinho", totalmente original. 

(Foto: Divulgação)

Para celebrar o Dia da Mulher (8 de março), o Via Parque e Recreio Shopping promoveram o empreendedorismo feminino. A partir do projeto EmpoderaEla, empreendedoras cariocas de diversos segmentos expuseram os produtos em uma loja colaborativa, com palestras e cursos gratuitos em parceria com o Sebrae. A quinta edição do projeto engajou clientes no mundo do empreendedorismo feminino, assim como parceiros e outros lojistas. 

(Foto: Divulgação)


Abril
A Prefeitura do Rio realizou obras de urbanização na Gardênia Azul, no parque linear da Av. Isabel Domingues. A área  de 14 mil metros quadrados ganhou 50 quiosques comerciais padronizados e obras de infraestrutura para o funcionamento dos quiosques. Também foi instalado um mobiliário urbano, com mesas de jogos e brinquedos infantis, além de uma ciclovia de 700 metros. 

A obra incluiu também a limpeza e a revitalização do logradouro público, que fica numa região populosa da Gardênia Azul, onde antes havia construções de comércio irregular, além de lançamento de esgoto in natura no canal da avenida. A área teve investimento de cerca de R$ 3 milhões e a obra durou aproximadamente seis meses. 

(Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio)


A Estação Primeira da Mangueira lançou o primeiro bar fora da comunidade: o Bar Mangueira, na Barra da Tijuca. O espaço reúne uma programação diversificada e inclusiva, que engloba música, decoração temática e gastronomia raiz. 

(Foto: Divulgação)


Maio

A pedido da Subprefeitura da Barra, a Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio realizou uma operação para retirar pedaços de embarcações que estavam abandonados ao longo da Lagoa da Tijuca, na Barra. A operação retirou as sucatas da faixa de mangue, interrompendo a poluição ambiental do local. 

(Foto: Divulgação)


Após o falecimento da lenda do rock nacional, Rita Lee, a Prefeitura do Rio anuncia o Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico, na Barra. O local vai ganhar um bosque com mais de 900 árvores e 16 mil arbustos, com quadras esportivas e muito mais.

(Foto: Divulgação)


Já no fim do mês de maio, o Bar do Mussum foi inaugurado no Downtown, com cardápio assinado pelo chef João Diamante e decoração com itens pessoais e raros do ator, música ao vivo e carta de bebidas caprichadas.

(Foto: Divulgação)


Junho
Para a alegria das crianças de corpo e alma, a exposição do Mundo Pixar foi destaque no Barra Shopping, com cenários gigantes de diversas animações famosas da Disney, como Toy Story, Carros, Monstros S.A., Divertidamente, e tantos outros universos animados. A exposição promoveu a imersão nas grandes animações de sucesso e diversão para toda a família, desde as crianças que tem o primeiro contato com os filmes, quanto os pais que cresceram com os clássicos. 

(Foto: Divulgação)


Julho

Com aniversário marcado em 3 de julho, o Parque Natural Municipal Marapendi celebrou os 45 anos de existência. Com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens naturais, entre árvores centenárias e animais típicos da Mata Atlântica, o Parque Marapendi resguarda os ecossistemas nativos de restinga e manguezais tão preciosos para a região. 

(Foto: Divulgação)

O Museu das Ilusões chegou no Via Parque no início do mês, com a proposta de brincar com a percepção do público através da ilusão de ótica. O ambiente com mais de 1.300 m² contava com mais de 80 atrações que divertiam e "enganavam" a mente do público. Para todas as idades, a exposição encantou os visitantes com cenários que apresentavam: um quarto de ponta cabeça, dois pés de um gigante e outras ilusões de ótica impressionantes. 

(Foto: Divulgação)

O mês foi marcado por muito rosa, devido ao lançamento do filme da Barbie. Nas vitrines, menções à boneca mais famosa do mundo era só o que se via, junto de roupas cor-de-rosa e comidas e bebidas temáticas coloridas.

(Foto: Divulgação)

Em 23 de julho, a Barra da Tijuca comemorou os 42 anos do bairro, que é considerado um centro financeiro, gastronômico, hoteleiro e de entretenimento da capital estadual. Com alto índice de qualidade de vida, estima-se que a população da Barra dobrará até 2030.

(Foto: Repodução/Internet)

No fim do mês, a Expo Favela Innovation aconteceu na Cidade das Artes, na Barra. Conhecida como a maior feira de empreendedorismo que conecta favela com o asfalto, a primeira edição no Rio de Janeiro foi realizada após o enorme sucesso em São Paulo. O evento foi feito pela Favela Holding e a parceria social da Central Única das Favelas (CUFA). 

(Foto: Divulgação)

 

Agosto
O mês teve início com um problema constantemente apontado pelos moradores de Jacarepaguá: o lixão clandestino e as queimadas irregulares na região. A fumaça gerou problemas respiratórios e até mesmo o deslocamento de alguns moradores da área do Barra Olímpica. Diversos órgãos como a Secretaria de Conservação, Comlurb e Secretaria de Ambiente e Clima trabalharam em conjunto com a Prefeitura para solucionar o problema.

No mesmo mês, o Via Parque recebeu uma sessão de cinema para crianças autistas. O ambiente à meia luz, som baixo e total liberdade para a plateia andar, promoveu um cenário perfeito para que crianças autistas e suas famílias se divertissem com tranquilidade.


Setembro
Logo nos primeiros dias do mês, a Bienal do Livro Rio parou a Barra da Tijuca. Com uma edição especial de 40 anos, o Jornal da Barra acompanhou de perto a programação, que contou com baile da realeza, palestras de autores nacionais e internacionais, cenários literários mágicos e muita leitura.


Outubro
As obras da Torre H foram retomadas. O prédio estava parado há 40 anos e, nas mãos de uma nova incorporadora, tem previsão de entrega para 2025.
As praias da Prainha e da Reserva voltaram a ter Bandeira Azul, um prêmio ecológico para praias de alta qualidade ambiental.


Novembro
O Jornal da Barra assumiu uma nova "cara". Com um layout menos colorido e atualizações sobre atividades e programações da região, o JB está presente há 34 anos nas bancas de jornais, em constante evolução.
A Cidade das Artes Bibi Ferreira foi intitulada Melhor Teatro ou Casa de Espetáculos no prêmio Cenym de Teatro Nacional 2023.


Dezembro
Ao completar cerca de um ano desde que os BRTs "amarelinhos" começaram a rodar, a nova frota chegou à Transoeste. A renovação dos veículos marca o fim da era dos BRTs azuis. Com 136 novos articulados, o intervalo é reduzido em 58% nos horários de pico.