Banda tem influencias vindas do Rap, Hip-hop, New Metal e Grunge

Um cabeleireiro, um escritor, um administrador, um trader e um técnico em eletrônica podem parecer não ter absolutamente nada em comum, porém mesmo com ocupações tão distintas, esses cinco profissionais partilham de um mesmo gosto, a música. Foi essa paixão compartilhada que fez nascer a banda Rádio Ruído, integrada por Rafael Werther (vocal), Arthur Rhiad (guitarra), Fahel DeJota (guitarra), Alex Santiago (baixo), Nylber Cerqueira (bateria). “Somos músicos por paixão e artista por inspiração”, conta Rafael.

Com influencias vindas do Rap, Hip-hop, New Metal e Grunge, o som da Rádio Ruído se torna em uma dificuldade para definir qual o estilo da banda: “é difícil rotular o Rádio Ruído. Costumamos dizer que tocamos Rock, apenas, mesmo com toda as influências variadas que temos de estilo musical”. O grupo nasceu em 2009 quando o vocalista Rafael começou a juntar amigos que topassem tocar as músicas que ele mesmo havia criado. É o vocalista mesmo que explica que todos os músicos já possuem bastante experiência dentro do cenário musical: “todos somos músicos desde de criança. Sempre gostamos e tivemos contato com os instrumentos, além de sempre estarmos nesse meio”.

Para divulgar o trabalho, a banda utiliza as redes sociais e a internet para poder evoluir no cenário independente do rock: “podemos dizer que a internet tem um papel fundamental em nossa divulgação. É através dela que conseguimos alcançar qualquer pessoa em qualquer lugar. Utilizamos as mais populares redes sociais, tais como Youtube, Facebook, Twitter, Instagram. Além disso, também temos nosso som nas plataformas do Spotfy e Deezer”, explica Alex. Porém, é Fahel que conta as dificuldades que conseguir viver apenas da música: “quando se trata de rock no Brasil as dificuldades são grandes. Hoje, a maior parte da mídia que consegue alcançar as grandes massas está com a atenção voltada para as coisas efêmeras. São raros os espaços se abrirem para as bandas de rock. Então, no fundo, o que sustenta essa força para continuarmos é o amor que temos pelo o que fazemos. É fazer o que é a nossa verdade. É ter orgulho do trabalho e querer levá-lo a cada vez mais pessoas.

A batalha dura em prol da música fez com que todas as composições nascessem da própria banda, entre elas, o maior sucesso do grupo, a música “Todo o amor que houver”: “é difícil escolher apenas uma. Quando vamos fazer um show, pensamos sempre na dinâmica que ele deve ter. Digo que as variações entre as músicas mais agitadas e as mais calmas são sempre pensadas, justamente tendo como objetivo destacar cada música em seu tempo. No entanto arrisco a dizer que a música que mais tem chamado a atenção é a música “Todo o amor que houver”, a qual lançamos há pouco tempo um clipe”. Agora a banda começa a desenhar o próximo disco e a trabalhar forte em cima do projeto: “escolhemos por fazer menos shows nesse período para podermos finalizar o nosso próximo disco que está em fase de mix e master e também estará disponível em breve na internet. Ainda estamos decidindo a melhor forma de divulgação e trabalho, mas preparem-se, pois estamos muito empolgados com o que vem por aí (risos)”, finaliza o vocalista.