Apresentação única será dia 5 de agosto

Disciplina para encarar os treinos, força de vontade para superar as bolhas causadas pelas sapatilhas e muito amor pela dança. Esses são os principais ingredientes para um bailarino de sucesso se formar e se apresentar pelo Kiev Ballet, a terceira maior companhia de balé clássico do mundo e uma das mais queridas pelo público – inclusive pela plateia brasileira. Quem garante isso é o diretor artístico Oleh Tokar, que traz para os palcos duas apresentações inéditas no solo Sul-Americano: Dom Quixote e de Paquita, ambas em homenagem ao compositor Ludwig Minkus.

 

Foto: Divulgação

 

O Kiev Ballet tem compromisso marcado com os brasileiros entre 26 de julho e 16 de agosto. Segundo Tokar, cada apresentação é especial: “o Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia - Kiev Ballet, faz diversas turnês regulares por todo o mundo. Passamos pela China, Coréia do Sul, Canadá e Estados Unidos. Hoje, enquanto nos preparamos para a turnê sul-americana, outro grupo está no Japão. Demonstramos nosso respeito por cada país tentando mostrar nossa arte da melhor maneira possível”, explica, acrescentando que a recepção é sempre mais animada com os tupiniquins: “o que se nota é a avidez com que o público recebe coreografias, cenários, figurinos e, principalmente, as interpretações individuais. É um público nitidamente mais caloroso que os de outras partes do mundo, e isso é estimulante para os bailarinos, pois a conexão é mais fácil”.

A rotina de exercícios, porém, não é prejudicada pelas viagens. O esforço da equipe, que dessa vez é formada pelos bailarinos Tatiana Golyakova, Jan Vaña, Kateryna Kozachenko, Stanislav Olshanskyi e outros, é sempre mantido. “Tentamos seguir as práticas regulares para que a performance individual e coletiva não seja afetada”, explica o diretor, acrescentando que a essência da companhia é a tradição: “nosso trabalho destaca-se mundialmente pelo fato de mantermos a fidedignidade, não só com a técnica clássica rebuscada, mas também com as coreografias originais. Essa tradição foi o fator que mais gerou críticas positivas em nossa recente turnê. Preservamos algo que vai além do valor artístico, tem valor histórico”.

A apresentação no Rio de Janeiro acontecerá no dia 5 de agosto, na Jeunesse Arena. “Guardamos com carinho no coração os aplausos dos 'cariocas' na apresentação do ano passado e faremos de tudo para merecê-los novamente”, completa Oleh Tokar. Para comprar os ingressos para a apresentação única na Cidade Maravilhosa, acesse:  https://www.eventim.com.br.