Misturas criativas fazem sucesso na competição pela melhor comida de boteco do Circuito Rio de Janeiro, com criações que celebram a gastronomia nordestina, comidas frescas e frutos do mar, e até mesmo a culinária quilombola
O termo boteco é uma expressão popular no Brasil, usada para se referir a um tipo de bar ou estabelecimento que reúne pessoas, muita socialização, bebidas e petiscos. E muito além disso, a cultura do boteco é uma parte importante na vida social brasileira e uma verdadeira tradição. O concurso Comida di Buteco nasceu em 2000 e busca celebrar e resgatar a cultura dos “butecos” – como os mineiros chamam carinhosamente.
Nesta edição comemorativa de 25 anos, a disputa conta com 131 bares no Grande Rio, com alguns participantes de regiões como a Barra da Tijuca, Freguesia, Anil, Taquara, Tanque e Vargem Grande.
Como participar da votação
Não apenas como um festival, o Comida di Buteco 2025 apresenta uma mecânica que reúne os votos do público e dos jurados para formar as notas e o ranking dos bares participantes. Ao visitar e degustar o petisco especial da casa para o concurso, o público e júri podem dar uma nota de 1 a 10 em quatro quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. As votações se encerram no dia 11 de maio.
Em maio, são divulgados os ganhadores dos 27 circuitos que acontecem no Brasil e, em julho, em uma premiação especial em São Paulo, serão revelados os três melhores botecos do Brasil.
Confira os botecos participantes mais próximos de você:
Bar do Elson - Barra da Tijuca
Localizado na Ilha da Gigóia, o trajeto ao Bar do Elson é marcado pelas belíssimas paisagens da Lagoa da Tijuca e pode ser acessado apenas de barco. O prato especial preparado para o Comida di Buteco é o “A vida ao passar do anos”, um bolo de carne com cobertura de cheddar cremoso e servido com brigadeiros coloridos para adoçar ainda mais a experiência.
Serviço
Local: Alameda Dalton Barreto (Ilha da Gigóia), 40 - Barra da Tijuca
Contato: (21) 976701026
Horário de funcionamento: Todos os dias, de 11h às 21h
Deck Bar - Barra da Tijuca
Outra jóia da Ilha da Gigóia participa do Comida di Buteco 2025. O Deck Bar serve o petisco “Mistério da Terra e a Profundeza do Mar”, uma massa folheada de aipim crocante com frutos do mar.
Serviço
Local: Alameda dos Ingás (Ilha da Gigóia), 190 - Barra da Tijuca (Canal Gastronômico - Lagoa)
Contato: (21) 37380935
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h às 18h
Formigueiro Brasa e Fogão - Freguesia
Em um ambiente confortável para a família e amigos, o Formigueiro Brasa e Fogão participa do concurso com o petisco “Butecando de Norte a Sul”, que consiste em um canapé de mandioca frito, com um ragu de capim com cerveja preta em cima, finalizado com molho de açaí e pimenta dedo-de-moça. O boteco também é destaque pelo rodízio com uma variedade de petiscos, mini hambúrgueres e sobremesas.
Serviço
Local: Rua Araguaia, 603 - Freguesia (Jacarepaguá)
Contato: (21) 97203-5396 e (21) 3226-7557
Horário de funcionamento: Terça a sábado (12h às 23h), domingo (12h às 20h) e segunda (12h às 16h)
Raízes Gastrobar - Freguesia
Para homenagear a trajetória do Comida di Buteco, o Raízes Gastrobar apresenta o “Buteco in Festa”, uma costela bovina temperada e desfiada, com bacon em cubos e queijo muçarela, enrolados em massa artesanal com leve toque de limão-siciliano, empanada e coberta com mais queijo muçarela maçaricado, acompanhado com maionese de alho da casa. E o diferencial do petisco é a apresentação, que se dá em uma caixa em formato de livro – porque 25 anos de concurso tem história para contar!
Serviço
Local: Estrada dos Três Rios, 470 - Freguesia (Jacarepaguá)
Contato: (21) 977016899
Horário de funcionamento: Domingo (12h às 22h), terça a sábado (12h às 00h)
Art Chopp - Taquara
Como um tradicional boteco brasileiro, que capricha nos petiscos e nas bebidas artesanais - como o chopp, que está presente até no nome do bar - o Art Chopp, localizado na Taquara, em Jacarepaguá, compete com o petisco “Peitinho de Boi”, peito bovino defumado em lenha de macieira, acompanhado com chips de aipim frito e vinagrete da casa.
Serviço
Local: Rua Estrada Macembu, 63 – Taquara, Jacarepaguá
Contato: (21) 99566-8424
Horário de funcionamento: Terça a sexta (17h às 00h30), Sábado (12h às 00h30) e domingo (12h à 00h)
Bar do Gallo - Taquara
Marcando presença na região de Jacarepaguá desde 2007, o Bar do Gallo participa do Comida di Buteco 2025 com o “Ôxente - O Nordeste invadiu o Gallo”, panquecas de banana da terra recheadas com carne seca suculenta e bem temperada, cobertas com queijo coalho derretido. O petisco também acompanha melado e pimenta biquinho.
Serviço
Local: Rua Cidade do Rio, 185 - Taquara, Jacareáguá
Contato: (21) 96447-3827
Horário de funcionamento: Terça (17h às 23h), Quarta a sexta (17h à 00h), Sábado (12h à 00h), Domingo (12h às 21h)
Tibar Taquara - Jacarepaguá
Para dar um gostinho diferente entre as opções concorrentes, o Tibar Taquara apresenta o “Churrasquinho do Mar”, um petisco que foge da carne vermelha e apresenta kaftas suculentas de peixe, camarão e bacalhau, servidas com um molho de milho cremoso.
Serviço
Local: Rua Salinópolis, 148 – Taquara, Jacarepaguá
Contato: (21) 3486-4234
Horário de funcionamento: Terça a domingo (12h à 00h)
Antônio’s Nordestino - Tanque
O sabor do Nordeste invade o Tanque, em Jacarepaguá, e traz uma mistura curiosa com os sabores picantes e arretados, e o gosto da tão amada comida de boteco. O petisco do Antônio’s Nordestino, “Harmonia de Sertão”, é um escondidinho de aipim com carne-seca desfiada, queijo coalho, feijão-de-corda, gratinado no forno e acompanhado com manteiga de garrafa e queijo parmesão ralado.
Serviço
Local: Rua Ati 365, Tanque - Jacarepaguá
Contato: (21) 99798-8080
Horário de funcionamento: Terça a sábado (11h às 22h) e domingo (11h às 19h)
Vigal Bar - Tanque
Ainda na região de Jacarepaguá, o Vigal Bar entra na competição do Comida di Buteco 2025 com o “Porquinho na Cuxxxtela da Vaca), três bolinhos de costela cremosos, cada um recheado com um tipo de queijo (gorgonzola, coalho e mussarela) empanados na farinha de torresmo.
Serviço
Local: Rua Lopo Saraiva, 179 - Bl. 2, Loja 1, Tanque, Jacarepaguá
Contato: (21) 3495-9535
Horário de funcionamento: Segunda e terça (11h às 16h), Quarta e quinta (11h às 22h), Sexta e sábado (11h às 23h), Domingo (11h às 18h)
Empório Santa Oliva - Anil
Outro participante do Comida di Buteco 2025, o Empório Santa Oliva é destaque na região do Anil, em Jacarepaguá, pelo petisco “AM & FM”, que consiste em dois bolinhos: o AM é uma massa de moranga direto de Minas Gerais, com recheio de carne-seca, couve mineira e queijo coalho (sem glúten); enquanto o FM é uma massa de feijão-branco, com recheio de frutos do mar, lula, polvo, mexilhão, camarão e peixe. Além disso, a casa também conta com música ao vivo às sextas e sábados, às 20h.
Serviço
Local: Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão, 26 - Anil, Jacarepaguá
Contato: (21) 99064-0313
Horário de funcionamento: Terça a sábado (12h à 00h) e domingo (12h às 22h)
Queijaria de Vargem Grande - Vargem Grande
Com uma variedade de queijos e o sabor da comida de boteco, a Queijaria de Vargem Grande é outra participante do concurso. Esse ano, o estabelecimento compete com o “Trem Bão”, um trio de massa caseira servido em cestinhos crocantes, com três versões de recheios: Linguicinha mineira moída com queijo meia cura; Costela bovina no bafo desfiada, catupiry e especiarias; e Queijo gorgonzola com palmito. A mistura de culinária mineira também é acompanhada de geleia de pimenta e creme de hortelã.
Serviço
Local: Estrada dos Bandeirantes, 24047 - Vargem Grande
Contato: (21) 97305-1225
Horário de funcionamento: Domingo (12h às 20h), Quarta e quinta (12h às 22h), Sexta e sábado (12h às 23h)
Tonamata - Vargem Grande
Após conquistar o terceiro lugar no Comida di Buteco 2024, o Tonamata, localizado em Vargem Grande, compete novamente esse ano, com o petisco “Saberes E Sabores De Um Brasil Plural”, que consiste em cinco tipos de bolinhos, representando as regiões do Brasil: Norte, com um bolinho de pato com geleia de tucupi; Nordeste, com um bolinho de moqueca baiana de frutos do mar com molho de pimenta; Centro-Oeste, com um bolinho de baião de dois com queijo coalho; Sudeste, com um bolinho de jiló com linguiça mineira e chutney de goiaba; e Sul, com um bolinho de arroz carreteiro com ragú de costela defumada. Vale ressaltar também que os petiscos são servidos em uma tábua em formato do Brasil, para homenagear a pluralidade de culturas nacionais.
Serviço
Local: Estrada Pacuí, 880 – Vargem Grande
Contato: (21) 96642-7031
Horário de funcionamento: Domingo (12h às 22h), Terça e quarta (12h às 16h), Quinta a sábado (12h à 00h)
Tô na Boa - Vargem Grande
Inspirado nas tradições culinárias do povo quilombola, o restaurante Tô na Boa apresenta um prato que celebra a resistência e a resiliência, o “Fé no Boteco”, um delicioso ensopado de banana verde, preparado com técnicas tradicionais e ingredientes frescos da própria comunidade. A banana é marinada em vinagre e depois misturada com carne seca, costelinha e bacon, para serem cozidos em um caldo aromático feito com ervas medicinais cultivadas no quilombo.
Acompanhando o ensopado, a Chef Gizele Martins apresenta uma caponata de filó, fruto originário da África Ocidental, que surpreende pela leveza e sabor, delicadamente harmonizado com a doçura dos pimentões. Para finalizar o prato, são servidas também os chips de batata doce. Além disso, o prato vem acompanhado com um chote do drink especial da casa, o “Astrogilda”, feito com capim-limão, gengibre, limão siciliado e Bacardi – e servido já adoçado.
Serviço
Local: Rua Luís Borracha, 722 - Vargem Grande
Contato: (21) 96715-3065
Horário de funcionamento: Quarta (10h às 19h), e quinta a domingo (10h às 22h)