Bienal acontece de 30 de agosto a 8 de setembro

A poesia estará presente na XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 30 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro, no Rio, e será tema de debates com a participação do escritor Rafael Zveiter.

No dia 5 de setembro, às 18h, os poetas Rafael Zveiter, Felipe Ribeiro e Yasmim Medeiros vão debater “A poesia em tempos loucos”, com a mediação de Jean Cândido Brasileiro. A mesa, promovida pela Editora Cândido, abordará o movimento artístico e literário dos anos 20, em Paris, relacionando-o com as profundas mudanças no cenário político-social dos dias atuais. “A poesia está presente e acompanha os novos movimentos levando o leitor, muitas vezes, a se identificar com os personagens”, declara.

Rafael Zveiter também estará na mesa "A sociedade dos poetas vivos", com os poetas Paulo Sabino e Érica Magni, no dia 7 de setembro, às 19h, com mediação do escritor e poeta Igor Calazans. “Vamos abordar a importância e o papel da literatura e da poesia brasileira nos dias de hoje, principalmente em momentos de crise social”, explica o poeta Zveiter.

O autor utiliza de uma sutil ironia para explorar episódios dramáticos de amor, dor, ambição, fracasso, glória e sonhos. Em seus três livros, Rafael Zveiter navegou pela poesia em "Visceral" (2012), exaltou o romance em "Correspondências de um invisível" (2018) e ousou nos contos de “Afrodite” (2019), lançado na última Feira Literária de Paraty (Flip), em julho.