Nome do ícone do bodyboarding brasilerio fica marcado na Praia da Macumba, no Recreio
Em comemoração ao Dia Mundial do Bodyboarding, celebrado no dia 12 de julho, a Praia da Macumba foi palco da grande homenagem ao ícone do bodyboard mundial, Alexandre de Pontes - mais conhecido como "Xandinho" -, responsável por colocar o Brasil no mapa do esporte.
O Secretário de Esportes do Município, Guilherme Schleder destacou: "O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social e ganho de saúde que existem. Em nossa cidade todos vão ter o nosso apoio, ainda mais o bodyboarding, que tem uma conexão direta com o mar e o meio ambiente".
A data foi incluída no calendário oficial do município por meio de uma lei de autoria de Marcelo Arar, ex-vereador e atual subsecretário de Esportes do Rio, e do vereador Márcio Ribeiro. A iniciativa reconhece a relevância do bodyboarding na cultura carioca e reforça a valorização dos atletas que ajudaram a construir a história do esporte nas ondas da cidade.
Xandinho, premiação em Pipe 1988. (Foto: Divulgação)
Entre os homenageados, o destaque é Alexandre de Pontes (1968–1993), um dos primeiros brasileiros a ganhar projeção internacional no bodyboarding. Nascido no Rio, Xandinho foi o primeiro atleta do país a disputar a final do tradicional campeonato mundial de Pipeline, no Havaí, ainda nos anos 1990. Sua carreira promissora foi interrompida de forma trágica aos 25 anos, em um acidente de carro em Portugal, enquanto retornava ao aeroporto para embarcar de volta ao Brasil.
O evento foi realizado em frente ao condomínio Villagio, número 6500 da Praia da Macumba, logo após o "Curvão" e antes do Camping Club do Brasil, sentido Prainha, e reuniu fãs, atletas, moradores e contou ainda com a presença de grandes nomes do bodyboard brasileiro.
A homenagem foi, sem dúvida, uma ótima forma de celebrar o Bodyboard, que completou 54 anos de existência em 7 de julho, mas também enaltecer a vida e o legado de Xandinho, assim como apreciar seu legado na presença de outros atletas da modalidade, que constroem juntos uma cultura carioca que já é marca registrada das praias do Rio.