CBF planeja modernizar a estrutura da Seleção e atender às demandas de Ancelotti. Novo Centro de Treinamento teria financiamento da Conmebol
Nesta segunda-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão temporária do projeto de expansão da Granja Comary, na cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A organização avalia a construção de um novo CT para a seleção, em um terreno que já pertence à federação na Barra da Tijuca. O objetivo dessas mudanças é a modernização dos centros de treinamento, com a possibilidade de financiamento da Conmebol.
A paralisação das reformas da Granja Comary leva em consideração a prefeitura de Teresópolis, que ainda não liberou as obras de expansão e, de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo da cidade, “existe uma solicitação de licença com o referido pedido e que encontra-se em análise”. Tais dificuldades burocráticas fizeram com que a CBF considerasse outras alternativas.
A Confederação Brasileira de Futebol já possui um terreno na Barra da Tijuca e, atualmente, o local está sendo avaliado para entender as condições e viabilidade da construção. Caso não seja um projeto viável, também existe a possibilidade da venda no terreno e compra de outro na mesma região. Toda essa infraestrutura seria financiada pela Conmebol, a partir da disponibilização de uma reserva destinada para projetos de desenvolvimento.
A construção de um novo centro de treinamento na Zona Oeste seria uma solução para problemas de logística que existem pelo CT estar localizado a 1 hora e 30 minutos da cidade do Rio de Janeiro. Além de facilitar a locomoção da comissão, uma reestruturação dos CTs faz parte das demandas do treinador Carlo Ancelotti, que assumiu o time em 2025.
Caso o projeto saia do papel, o CT da Granja Comary ficaria destinado para as seleções femininas e de base, enquanto o centro de treinamento da Barra seria feito para a seleção masculina principal.