Tecnologia e ajuda da iniciativa privada foram alguns dos fatores elogiados

Por Ive Ribeiro

A central de monitoramento do Rio Alerta, que faz parte da Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), e que tem sede na Barra da Tijuca, recebeu duas importantes visitas para o planejamento da segurança pública e integrada da cidade. O Major Carlos Alberto Falconi, superintendente de operações da secretaria de governo e Daniel Cortez, diretor financeiro, representando o Segurança Presente, além do comandante Ten. Cel. Alberto Silva e o Major Aislan Orrico, do 19º BPM, de Copacabana.

Maria Helena, das relações institucionais e Rodrigo Taveira, representante técnico da ACBS, mostraram para os convidados toda a funcionalidade tecnológica da central, como o sistema de streaming que integra vídeos de vigilância de diversos estabelecimentos da cidade, além das câmeras da prefeitura, e ficam reunidas em único canal que é espelhado em locais estratégicos, como o 31º BPM, por exemplo. A ferramenta permite também aos associados enviarem alertas em tempo real de ocorrências.

“Tecnologia sempre agrega a segurança pública. Essa parceria do estado com a iniciativa privada é sempre interessante. A principal ajuda é o alerta rápido para uma ação também rápida e qualificada”, elogiou o comandante do 19º BPM.

Já o Major Carlos Alberto Falconi falou sobre a expansão do projeto Segurança Presente para a Barra da Tijuca, recebendo o nome de Barra Presente. Para ele, a iniciativa não vai apenas beneficiar as áreas de cobertura, mas sim a região como um todo. Isso porque, com agentes ocupando o local, a Polícia Militar e a Guarda Municipal poderão espalhar o efetivo para mais lugares.

Ele também demonstrou toda a satisfação com a ajuda do empresariado no auxílio para a segurança pública: “o estado reconhece que precisa da ajuda dos empresários. O governo do Wilson Witzel gostaria muito de ter a responsabilidade de estado, mas com o que herdamos da antiga gestão, precisamos muito dessa parceria público privada.

Presença de bombeiros entre os agentes será um diferencial no Barra Presente

A expansão do projeto Segurança Presente para a Barra da Tijuca que está próximo de ser oficializado terá a presença de bombeiros entre os agentes. Isso porque, segundo os representantes da iniciativa, além de segurança ostensiva, o Segurança Presente preza por uma abordagem mais pessoal ao público. Assistentes sociais também farão parte do efetivo.