Gaiolas e armadilhas também foram encontradas e os pássaros foram soltos no Parque Marapendi

Por Ive Ribeiro

Após denúncias ​na​ Central 1746 da Prefeitura do Rio, a Patrulha Ambiental – formada por guardas do G​rupamento de Defesa Ambiental e fiscais da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente – resgatou no último final de semana, nos dias 3 e 4 de novembro, 11 pássaros silvestres no Recreio dos Bandeirantes e em outros bairros da Zona Oeste da cidade, como Vila Valqueire. Além disso, foram apreendidas 23 armadilhas e 17 gaiolas nos dois locais.

Os​​​ agentes flagraram gaiolas e armadilhas​, além de dois canários da terra, dois poleiros e um bico-de-lacre, que foram apreendidos e soltos no Parque Marapendi​, na Barra da Tijuca​.

No sábado, dia 4, uma equipe da Patrulha Ambiental apreendeu seis tizius na Praia da Reserva, n​o​ Recreio dos Bandeirantes. No local também foram apreendidos quatro gaiolas e cinco alçapões preparados para captura dos pássaros. Os responsáveis pelas armadilhas foram notificados pela Patrulha Ambiental.

De acordo com a Lei de nº 9.605, de Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar. A pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.