Evento acontecerá em 2023, no Riocentro

O Rio de Janeiro acaba de ser escolhido como sede do o IDF 2023 World Diabetes Congress, que deve reunir no Riocentro cerca de 10 mil profissionais de saúde de diversos países. De acordo com os organizadores, 80% dos congressistas são estrangeiros vindos especialmente da Ásia e da América. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe o Congresso Internacional de Diabetes – considerado o maior do segmento em todo o mundo que tem data marcada para novembro de 2023.

A decisão pela cidade é fruto de um investimento da multinacional francesa GL events, que faz a gestão do Riocentro, e criou uma nova diretoria exclusivamente para cuidar do destino Rio de Janeiro, além de abrir um escritório em Nova Iorque focado na captação e prospecção de eventos técnicos-científicos para a cidade.

- Acreditamos que o caminho para o Rio é desenvolver o mercado de eventos desta natureza. Investimos em um novo escritório onde se concentram o mercado associativo, a representação das associações e suas sedes para estabelecer o Rio como um dos principais destinos de turismo de negócios do mundo - diz Milena Palumbo, diretora regional da GL events no Rio de Janeiro.
Eventos técnico-científicos são estratégicos para tirar o Rio da crise. O público de turismo de negócios gasta três vezes mais que o turista de lazer, segundo dados do Ministério do Turismo, e 83,3% estende a estadia no Rio para curtir a cidade, de acordo com pesquisa do RCVB.

- Com a conquista do IDF 2023 World Diabetes Congress, confirmamos que o Rio está preparado para concorrer com grandes destinos de turismo de negócios no mundo. É essencial a união dos setores públicos e privados para que a cidade possa participar de disputas com grandes players do mercado como, por exemplo, Cingapura, Dubai e Chicago - destaca Milena, lembrando que o Rio Convention & Visitors Bureau também contribuiu com a “venda” do destino.

O grande concorrente da cidade foi Bangkok, na Tailândia, e o Rio foi escolhido por unanimidade por sua estrutura para grandes eventos. A GL events defendeu a captação ao lado do Rio Convention & Visitors Bureau e da Federação Internacional de Diabetes da Região das América Central e do Sul.