Maratona de aulas online gratuitas com educadora física especializada em ativação do abdômen acontece de 22 a 25 de março

O corpo passa por várias mudanças após a
gravidez e, uma delas, acontece no abdômen. A barriga, naturalmente, fica mais flácida e sem força. Outra condição que desencadeia a flacidez abdominal é a perda de peso em pouco tempo. É comum sentir a pele mais fina e envelhecida depois de passar por um tratamento para emagrecer.Mas é possível reverter a situação.

 

O primeiro passo é a identificação do problema, como esclarece a educadora física especializada em diástase e ativação do abdômen, Rô Nascimento: “É preciso avaliar se a flacidez é somente da pele ou também da musculatura abdominal. Especialmente após a gravidez ou depois de um emagrecimento muito rápido, muitas mulheres desenvolvem a diástase, que é o afastamento dos músculos da barriga, causando uma série de desconfortos, como prisão de ventre crônica, escape de xixi e dores na região lombar e na relação sexual, o que acaba se tornando um problema de saúde e não somente estético”.


Você está sentindo sua barriga molinha?
Conheça os principais motivos da flacidez abdominal e saiba como evitá-la:


1.
Falta de força na
musculatura do abdômen

Após a gravidez, a barriga pode não voltar
como antes e desenvolver uma diástase, o que também pode acontecer ao engordar e emagrecer muito rápido. Os músculos mais profundos, que realmente trazem força e estabilidade para o corpo, acabam se tornando, na maioria das vezes, fracos, em virtude do afastamento muscular ou de sobrecarga nos exercícios físicos. A ativação correta do abdômen pode reverter o quadro, sem necessidade de cirurgia.


2. Falta de hidratação
da pele

O processo de emagrecimento rápido leva
a um aumento da produção de radicais livres, que danificam o colágeno, contribuindo para o aumento da flacidez. No caso do pós-parto, a hidratação contribui para que as fibras de colágeno e elastina suportem a distensão da pele. Uma pele hidratada é menos suscetível a alterações provenientes do estiramento e da flacidez.


3. Perda natural de colágeno
e elastina pelo envelhecimento

A partir dos 25 anos, o corpo diminui a
produção de colágeno e elastina, contribuindo para o aparecimento da flacidez e das rugas e linhas finas. Nessa idade, inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno. O colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e é uma substância que as células produzem naturalmente, sendo responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade. Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor a substância na pele, como ter uma alimentação nutritiva, rica em vitamina C, carnes, gelatinas, ovos e castanhas, e o uso de dermocosméticos. Consulte sua dermatologista e nutricionista.


4. Fatores externos como
consumo de álcool, cigarro e tomar muito sol

A perda de colágeno da pele pode ser afetada
e acelerada por diversos fatores extrínsecos, como o consumo de álcool, por exemplo. Grande parte das bebidas alcoólicas estão carregadas de açúcar, considerado um dos maiores inimigos da pele. Aliado à desidratação que ocorre, acaba por causar estragos. A exposição ao sol sem proteção é outro fator. Os raios solares destroem as fibras colágenas por meio de um processo chamado elastose solar, deixando a pele mais fina e com vasos e poros dilatados. O tabagismo também merece destaque. Quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce.


5: Alimentação rica em
açúcar e industrializados

Dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína são outros fatores que contribuem para a perda de colágeno. No entanto, um dos principais vilões é o consumo exagerado de açúcar e industrializados. Quando consumido em excesso, o açúcar pode promover no organismo um processo chamado glicação, no qual carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente e danificam as proteínas como o colágeno.

Para ajudar quem quer fortalecer o abdômen, Rô Nascimento realiza a maratona Diástase Sem Tabu, com aulas online e gratuitas, de 22 a 25 de março, nas suas redes sociais.

Serviço

Maratona Diástase Sem Tabu

22 a 25 de março – 9h

Ao vivo, no Youtube, Instagram e
Facebook

youtube.com/diastasenapratica

instagram.com/diastasenapratica

facebook.com/diastasenapraticafacebook.com/diastasenapratica