Veja um balanço de como foi os primeiros dias de festival

 

 

O Rock in Rio 2022 finalmente começou, e com o fim do primeiro final de semana de atrações, alguns problemas surgiram ao longo dos três dias iniciais da maratona de shows que a Cidade do Rock irá receber ainda. Problemas como mobilidade no entorno do Parque Olímpico da Barra da Tijuca e até segurança dentro e fora do evento, foram coisas que chamaram atenção do público.

O reencontro do público com o Rock in Rio, aconteceu 3 anos depois de espera, e para o primeiro dia a atração principal era banda inglesa de heavy metal, Iron Maiden. Os astros levantaram a galera da Cidade do Rock inteira no dia dedicado ao Metal. Também no Palco Mundo, a banda Sepultura se juntou à Orquestra Sinfônica Brasileira, e fizeram um espetáculo que misturava metal com música clássica. A banda Gojira também se apresentou no Palco Mundo, e aproveitou a ocasião para levar um indígena ao palco, e alertar sobre as queimadas que acontecem na Amazônia. A outra atração, que fechou os shows da noite, foi a banda Dream Theater, que assumiu o horário que era previsto para o Iron Maiden, que pediu para ficar com o espaço da terceira apresentação, preferindo não fechar a noite de shows.

Crédito: Lucas Costa

O segundo dia de festival recebeu o DJ Alok, que fez o publico da Cidade do Rock entrar em outra vibe quando assumiu o palco. O Dançarino, cantor e compositor Jason Derulo, levou a plateia a loucura quando subiu ao palco para cantar seus sucessos, e ainda fazer a multidão vibrar com o hit "Ai Preto", funk de Bianca, Dj Furduncinho e L7nnon. O DJ Marshmello também foi uma das carinhas que marcou presença no Palco Mundo no sábado. Ou melhor, foi uma das carinhas tampadas, por trás da famosa máscara que o DJ usa nos seus shows. Mas o público estava à espera de um cantor em especial naquele dia. Com suas 80 tatuagens, o rapper Post Malone esbanjou simpatia e animação ao subir no principal palco da Cidade do Rock. O cantor caiu por conta da chuva, mas nada desanimou ele e nem o público, que estava ali para assistir sua apresentação. Ao final, Post fez uma volta olímpica cumprimentando os fãs que estavam na grade e conseguiram tocar rapidamente no ídolo.

Já o domingo, último dia da primeira semana de shows, foi dedicado aos fãs de Pop. Substituindo o grupo Migos, que cancelou sua participação, Jota Quest abriu o Palco Mundo, e agitou a galera com seus clássicos que não saem da memória do povo. Iza veio em seguida e cantou seus sucessos animando a galera e os fãs que esperavam ansiosamente para a apresentação da cantora, que recentemente lançou um EP com três faixas. A ex-Disney, Demi Lovato era uma das atrações que mais estava sendo aguardada no show deste domingo. A cantora cantou músicas dos seus primeiros álbuns, mas a predominância foram seus novos trabalhos, do álbum “Holy Fvck”. Porém, o show que mais gerou burburinhos foi o do canadense Justin Bieber, que até alguns minutos antes de entrar no palco, estava sendo alvo de muitas incertezas. Uma notícia começou circular nas redes sociais, que o cantor teria diminuído sua apresentação para apenas 35 minutos, deixando muitas Beliebers desoladas e revoltadas no gramado da Cidade do Rock, mas tudo não passava de fake news, e Bieber fez um show com mais de 20 músicas na sua setlist. Justin estava sendo tão aguardado pelos fãs, que alguns deles usaram fraldas descartáveis para não precisar sair da grade do show. Recentemente o cantor cancelou seus shows, por motivos de saúde.

Crédito: Lucas Costa

Entretanto, os shows não foram as únicas coisas que chamaram a atenção dos frequentadores do evento não. A primeira semana do Rock in Rio teve desafios no trânsito, na internet, na volta pra casa e na segurança dentro e fora da Cidade do Rock.

A seguir você confere o que deu certo e o que não deu na organização do evento.

Deu certo:

  • Os shows começaram todos na sua hora marcada, evitando manifestações da plateia cobrando por respeito aos horários.
  • Nos banheiros, a produção do Rock in Rio 2022 instalou painéis de led que informavam a lotação dos sanitários em tempo real, por meio de catracas colocadas nas entradas e saídas, evitando que o público ficasse em longas filas e procurassem opções mais vazias.
  • Com grande amplitude, a Cidade do Rock espalhou bem suas atrações – tanto palcos quanto suas experiências. As aglomerações só ocorriam quando o público decidia se espremer na frente dos palcos, mas era fácil e tranquilo ficar mais distante sem riscos de apertos.
  • Em 2022, o Rock in Rio diversificou ainda mais sua gama de opções, com um carrossel, por exemplo, e ocupou as arenas olímpicas com atrações dos mais diversos tipos, como jogos na Gameplay Arena e tecnobrega na Nave.

Não deu certo:

  • A sexta-feira teve trânsitos de mais de três horas para chegar à Cidade do Rock. Com isso, o Primeira Classe teve dificuldades para chegar ao local do evento, atrasando o público que se programou para chegar cedo ao evento.
  • Ao final da segunda noite de shows, já na madrugada de domingo (4), a aglomeração do público para chegar ao Terminal Centro Olímpico causou muito tumulto. Diversas pessoas relataram esperar mais de três horas para conseguir embarcar em algum dos ônibus Rock Express. A Organização do evento disse que, “em função da chuva, a pressão do público para sair foi o dobro do habitual”.
  • Falta de BRT para quem pegava o Rock Express até o Terminal Alvorada foi um dos pontos que mais gerou reclamações. Isso porque o único serviço que funcionava durante a madrugada era sentido Magarça (Campo Grande). Ou seja, a população pagava o Rock Express para não precisar andar até alguma das estações abertas e esperar até de manhã e mesmo assim chegava no Terminal e precisava esperar para que os BRTs voltassem a rodar.
  • Por conta da procura imensa de alguns shows, como Luísa Sonza e Gilberto Gil, o Palco Sunset algumas vezes se tornava apertadas. São shows que caberiam facilmente no Palco Mundo.
  • Houve reclamações também sobre a potência do som, tanto no Palco Sunset como também no Mundo.
  • Outra reclamação frequente na Cidade do Rock, era o fato dos mochileiros da cerveja, que ficavam perto dos bares e restaurantes, mas que só aceitavam dinheiro em espécie, e não tinham maquininhas para receber pagamentos em cartões.
  • Diversos relatos de assaltos e furtos tanto fora como dentro do evento. Um dos casos viralizou nas redes sociais, onde um homem relata ter sido assaltado com arma dentro do evento, mas não houve um registro e nem confirmação oficial do ocorrido.

Na próxima quinta-feira (08), quando o evento retoma os shows, a Polícia Militar empregará novamente o efetivo programado.