Em apenas um dia, Tim Couto desenhou o protótipo 3D de um cabideiro inspirado na arte contemporânea e no movimento pop art

Redação

Não é exagero dizer que a quarentena imposta pela pandemia no ano passado revirou a rotina de muita gente. No caso de Tim Couto, 37 anos, formando do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário IBMR, essa revirada foi literal, e aconteceu nas gavetas onde mantinha seus projetos guardados. Natural de Bom Jesus de Itabapoana, Tim está na Capital há cinco anos, quatro deles no mesmo apartamento, onde viu potencial, desde a sua mudança, para colocar em prática suas ideias a fim de alimentar as redes sociais e montar um portfólio. Foi nesse ambiente que nasceu o cabideiro Bubbles, produto selecionado para a Exposição Novos Talentos Brasileiros - Design e Arte, que acontece até o dia 26 de setembro no Casa Shopping, com entrada gratuita.

Logo que chegou ao Rio, Tim pensou em modificar todo o espaço do novo apartamento e deixá-lo com a sua identidade. Mas acabou realizando as intervenções apenas na cozinha e na iluminação. Devido à falta de tempo, por conciliar trabalho e estudos, engavetou o projeto da sala. Com a pandemia, as recomendações para as pessoas ficarem em casa a fim de frear o contágio da Covid-19 puseram fim às justificativas e fizeram o estudante, entusiasta de design de produtos e marcenaria e da tendência “faça você mesmo”, retomar as ideias e os desenhos parados. Ele revisou o layout e fez alterações, mas percebeu que faltava algo. Ao trabalhar com uma paleta de tons de cinza nas paredes, sentiu falta do colorido para o hall de entrada, um item de arte mas que também fosse funcional e útil. Surgiu, assim, o cabideiro Bubbles. 

O diferencial por trás do item está na funcionalidade aliada à composição artística, já que a peça foi desenvolvida sob influência da arte contemporânea e do movimento pop art, principais referências do criador, que se inspirou na leveza, na beleza e nas cores das bolhas de sabão para desenvolver o conceito. Suas principais características estão na estrutura, com as formas circulares que remetem às bolhas, e nas cores, que lembram os tons prismados do fenômeno que ocorre quando a luz reflete.

"Acredito que a magia do design de produto está em desenvolver projetos de arquitetura a partir de mobiliários e objetos que não são encontrados no mercado. Então, por que nao criá-los?”, indaga.

Outra alusão que o produto faz está relacionada ao momento pelo qual a sociedade está passando, e que interferiu diretamente no processo criativo. “A imagem literal de uma bolha traz a sensação de casulo, proteção e isolamento. Ao mesmo tempo, precisamos sair dela para enxergar a realidade”, explica Tim

O Bubbles pode ser utilizado para pendurar roupas, chaves, guarda-chuvas, bolsas e demais acessórios. Sua prateleira central tem como alternativa receber enfeites ou plantas em vasos pequenos. O principal material utilizado foi o compensado naval de 18 milímetros com acabamento em pintura esmaltada à base de água acetinada.

Da mesma forma que o cabideiro, o evento também apareceu para o aluno um tanto quanto por acaso, via stories patrocinados do Instagram. Por já ter o produto pronto, pensou: “por que não inscrevê-lo?”..Foi selecionado e já vislumbra novas participações em outras atividades da área, como os eventos Morar mais por Menos e Salão Design, que será realizado em outubro.

“Quando vi que estaria na exposição, senti uma alegria que não cabia em mim. Enxergo o evento como uma oportunidade de me aprofundar no mercado de design de produtos, que sempre me interessou, além de ter a chance de me conectar e aprender com outros profissionais da área”, salienta Tim, seguido de um recado aos que estão iniciando suas trajetórias. 

“Procurem por concursos e exposições, tentem participar do maior número possível e façam o melhor que puderem. Desenvolvam os protótipos, com amor, coloquem o próprio DNA e criem identidade para que futuros clientes relacionem a peça a vocês”, aconselha o formando, que viu no curso do IBMR uma oportunidade de ter acesso a grande profissionais e professores da área, experiência que está fazendo diferença na carreira.

Ao final do evento, a peça protótipo sairá do estande e irá parar na parede para a qual foi pensada e planejada. A produção do Bubbles furou a fila do projeto da sala, próxima etapa dos planos de Tim para deixar o apartamento e o portfólio completos.