De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio segue sendo uma das principais causas de mortes ao redor do mundo. Apenas em 2019, passou de 700 mil o número de vítimas. No Brasil, um dos mais trabalhos mais exemplares na prevenção ao suicídio é desenvolvido, há 50 anos, pelo Centro de Valorização da Vida. E, nesta segunda-feira, em parceria com o CVV, o Grupo Sinergia Educação promoveu uma palestra para os colaboradores, presencialmente e de maneira on-line, sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. 

“Que bom que um trabalho como este existe há tanto tempo e vem se mostrando tão relevante. O CVV treina as pessoas para o voluntariado, todos nós podemos ser, no horário que a gente puder. Espero que todos se sintam engajados”, destacou Victor Müller, gerente de RH do Grupo Sinergia Educação, que é formado pelos Colégios CEL Intercultural School e Franco-Brasileiro, pelo Simplifica Sim e pelo Instituto Gourmet de São Conrado.

A palestra foi apresentada por Pedro Paulo Álvaro de Mesquita, voluntário do CVV há quatro anos.

“Quando atendemos uma ligação (pelo número 188), o outro está em primeiro lugar, aquela pessoa passa a ser o centro das atenções, o foco. A pessoa traz os problemas, as situações. Todas as ligações que recebemos são sigilosas, a pessoa fala sobre o que está sentindo. E acreditamos que, quando a pessoa fala o que está sentindo, ela está esvaziando o copo. Às vezes um problema, seja ele qual for, é uma gota de água num copo que está cheio. E quando ele transborda, chega ao ato do suicídio. Então o CVV faz o trabalho de esvaziar o copo para que a pessoa encontre nela espaço para resolver as situações. Não aconselhamos, não damos direcionamento, a gente, simplesmente, acolhe”, explicou Pedro.

O voluntário do CVV, que desenvolve esse trabalho há quatro anos, ressaltou a importância do acolhimento: “Quem pensa em se matar quer acabar com a dor que está sentindo e vê a morte como única saída. E, quando ela olha para outra pessoa e vê que pode falar sobre os problemas dela sem julgamento, não é fácil, mas é possível. Muitas vezes a pessoa dá uma respirada, fica mais aliviada”.

“Parabéns pela sua vocação, pelo seu dom, pelo seu voluntariado no CVV”, destacou Victor Müller.

Além do telefone 188, que recebe ligações de todo o Brasil, o CVV atende às pessoas pelo Instagram (@cvvoficial) e pelo site: www.cvv.org.br