Mais do que conhecimento, dominar os primeiros socorros significa estar apto(a) para situações que podem salvar vidas. No Rio de Janeiro, desde 2018 existe a Lei 13.722, que torna obrigatório o curso de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica e de recreação infantil. Na manhã desta terça-feira, dia 19, o CEL Intercultural School promoveu, na unidade Jardim Botânico-Maria Angélica, um curso sobre o tema para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

- Fiquei muito feliz da escola proporcionar esse curso para a gente. Precisamos estar prontas para esse socorro imediato. Claro que a gente quer que não aconteça, mas é necessário se preparar. E o curso nos capacita mostrando teoria e prática”, destaca Maria Letícia Câmara, professora de 1º ano e auxiliar de coordenação no CEL.

Sob os olhares atentos dos participantes, que receberam certificado no fim, várias situações que podem acontecer no dia a dia foram simuladas.

- Esse curso é de extrema importância, porque pode evitar várias sequelas graves. Foram demonstrados exercícios práticos e toda a equipe teve a oportunidade de treinar em bonecos e simuladores para fazer esse atendimento, que pode evitar tantos problemas - comentou Vitória Padilla, Coordenadora Geral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CEL.

Na prática, iniciativas como a dessa terça-feira podem evitar tragédias como a que ocorreu recentemente em uma creche em Petrópolis. Na ocasião, uma bebê de um ano acabou falecendo após engasgar com um pedaço de maçã.

- O curso é importante para capacitar os profissionais para realizar o primeiro atendimento, deixá-los aptos a acionar o socorro, a controlar um cenário de incidente, a agir em caso de incêndio. Hoje em dia acontecem muito os casos de engasgos, cortes, ferimentos, sangramento no nariz, quedas, fraturas. E tudo isso foi abordado no curso - explicou Luiz Marinho, bombeiro e enfermeiro, responsável pelos ensinamentos de primeiros socorros no CEL.

Por: Matheus Teixeira

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta quarta-feira (22) a medida provisória que prevê desconto de até 99% na renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O texto estabelece que estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) ou beneficiados pelo auxílio emergencial poderão receber o perdão máximo do valor devido.

A medida foi editada pelo governo federal em dezembro de 2021 e aprovada pela Câmara e pelo Senado em maio deste ano. Com a sanção, a medida se torna uma lei definitiva.

A medida abrange créditos contratados com o Fies até o segundo semestre de 2017.

O texto cria também um programa especial de regularização tributária das Santas Casas, os hospitais e as entidades beneficentes que atuem na área da saúde, que não estava previsto inicialmente e foi incluído pelo parlamento.

Elas poderão regularizar suas situações junto à Receita Federal ou à PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).

O programa abrange débitos de natureza tributária e não tributária vencidos até 30 de abril deste ano, incluindo os que foram objeto de parcelamentos anteriores rescindidos ou ativos. Para aderir será preciso fazer um requerimento até 60 dias após a publicação da lei. A dívida poderá ser paga em até 120 parcelas mensais e sucessivas.

Ao aderir, as entidades passam a ter o dever de pagar as parcelas dos débitos consolidados no parcelamento e dos débitos vencidos após 30 de abril de 2022, inscritos ou não em dívida ativa da União.

Bolsonaro vetou apenas um trecho da norma aprovada pelo Congresso, que previa descontos concedidos às Santas Casas no Programa Especial de Regularização Tributária a serem computados na base de cálculo de alguns impostos, como o PIS/Pasep (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

O texto prevê a exclusão em caso de não pagamento de três parcelas consecutivas ou de seis alternadas ou a decretação de falência ou extinção, pela liquidação, da entidade optante, entre outras hipóteses.

Para estudantes com dívidas vencidas e não pagas antes de dezembro de 2018, há previsão de desconto de 77% no valor –desde que a pessoa não esteja inscrita no CadÚnico, nem tenha recebido auxílio emergencial.

Nas hipóteses de renegociação, o saldo devedor deverá ser quitado em até 15 prestações mensais, corrigidas pela Selic (taxa básica de juros). Caso o estudante descumpra o acordo e não pague três prestações sucessivas ou cinco alternadas, a dívida será restabelecida, com os acréscimos.

O texto ainda permite que a Receita Federal proponha transação na cobrança de créditos tributários em contencioso administrativo, de forma individual ou por adesão.

Segundo o governo, a medida provisória foi criada "a fim de reduzir os índices de inadimplência do programa e combater os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19".

A Unigranrio está lançando dois MBAs voltados para gestão e boas práticas em ESG, com aulas online e ao vivo: o MBA em Gestão Estratégica da ESG e o MBA em Gestão da Diversidade nas Organizações. Os novos cursos são destinados a profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de liderança, essenciais para uma boa gestão de empresa, e possuem professores com experiência acadêmica e vivência de mercado, além de aulas práticas, para análise e elaboração de projeto voltado para Diversidade e Inclusão. Para o reitor da Universidade, Denis Lopes, os assuntos devem estar no calendário de grandes gestores o ano todo. Segundo ele, que também é embaixador do Grupo de Afinidade LGBTQIA+ criado pelo Grupo Afya, isso reforça a importância de trazer as metas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) para o cronograma de projetos reais em grandes empresas.

“Considerando que estamos em 2022, não dá mais para imaginar um executivo de alta performance que não tenha conhecimento em ESG. O mercado nacional e internacional pede que as empresas apresentem dados sociais, de sustentabilidade e não dá para imaginar uma empresa que não entenda esses temas. Para que ela saia na frente, em termos de inovação, é preciso ter diversidade na equipe. E para isso, é preciso ter lideranças que dominem o assunto”, reforça Lopes.

Conforme um estudo da consultoria McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor; enquanto empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média. Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou uma alteração, em dezembro de 2021, das regras do Formulário de Referência, ampliando a exigência de divulgação de informações sobre os aspectos ESG dos negócios. “Estamos no caminho, mas ainda faltam projetos e pessoas que participem. Não dá para querer só plantar uma árvore. As empresas precisam ter projetos reais de ESG”, analisa Denis.

Para o reitor os cursos oferecidos pela Unigranrio estão no escopo educacional para levar o assunto para a realidade de futuros profissionais nas empresas. Duas das disciplinas oferecidas poderão ser aproveitadas no curso de pós-graduação em Administração da Universidade.

Atualmente, a ESG se tornou um novo padrão de avaliação do mercado, trazendo não somente conceitos relacionados à maximização do lucro, mas também o viés socioambiental. No MBA em Gestão Estratégica da ESG, o aluno aprenderá a gerir negócios à luz de princípios e práticas orientados ao desenvolvimento sustentável e para as diretrizes do ESG. Fazem parte do público-alvo, profissionais e gestores das mais diversas áreas de empresas, consultores e investidores que queiram compreender de forma abrangente os principais conceitos da ESG no contexto corporativo.

Já o MBA em Gestão da Diversidade nas Organizações ensina planejamento a curto, médio e longo prazo da inclusão de pessoas diversas em uma organização. Neste curso, o aluno aprenderá a implementar e avaliar projetos e práticas de Diversidade e Inclusão nas empresas. Fazem parte do público-alvo gestores de organizações em geral e da área de Saúde, em particular; servidores de organizações públicas; profissionais e consultores das áreas de RH, ESG e Comunicação Organizacional; consultores e membros de comitês de diversidade; profissionais de distintas áreas com interesse no tema. Os MBAs foram idealizados pelo pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Unigranrio, Davi Silva. As aulas ocorrem semanalmente ao vivo, às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h30, e permanecerão gravadas e disponíveis para os alunos, até o final da disciplina.

“Os novos MBAs refletem a contribuição da nossa educação continuada na preparação de lideranças e organizações aptas para atender às necessidades e desafios uma sociedade diversa e sustentável. Diversidade e Sustentabilidade constituem o binômio fundamental para a construção de valor para as atuais e futuras gerações. Os novos cursos demonstram nosso compromisso com um mundo melhor hoje e amanhã”, completou Silva.

Saiba mais em: https://portal.unigranrio.edu.br/educacao-executiva

Mais que medalhas, subir ao pódio da Olimpíada Nacional de Ciências é uma prova de que o trabalho está sendo muito bem feito em sala de aula. E o CEL Intercultural School voltou a se destacar na competição. O colégio subiu ao pódio com Miguel Prilli, João Miguel Montenegro (ambos ouro), Giovana dos Santos (prata) e Laura Pontes (bronze).

- É uma olimpíada, mas, na verdade, as questões são de outras áreas, como Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Então, foi bem interessante por causa disso, você consegue se provar em várias áreas do conhecimento. Já tinha feito uma em 2020 - festejou Miguel Prilli.

Professora de Biologia do CEL, Adriana Litaiff celebrou mais uma conquista do colégio:

- A ONC, como muitas outras olimpíadas que participamos, é uma grande oportunidade dos nossos alunos e alunas testarem seus conhecimentos para além da sala de aula. Além disso, sabemos que, em uma situação de prova, principalmente uma Olimpíada Nacional, o conteúdo acadêmico é tão importante quanto a inteligência socioemocional, traço muito trabalho por nós dentro do contexto da Educação do Caráter.

NO CAMINHO CERTO

Adriana destacou, também, o apoio irrestrito aos estudantes:

- A cada medalha, a cada inscrição, a cada desafio aceito e obstáculo superado, tenho a certeza que estamos no caminho certo, preparando nossos alunos e, acima de tudo, apoiando-os incondicionalmente.

Uma das maiores referências da língua portuguesa e imortalizado pela Academia Brasileira de Letras desde 2000, o professor Evanildo Bechara protagonizou um bate-papo pra lá de especial na manhã de quarta-feira, dia 15. No auditório do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, o gramático, de 94 anos, contou curiosidades sobre o idioma nacional e sobre seus mais de 70 anos como docente.

Na plateia, dois bisnetos do convidado especial: Thiago e Helena, alunos, respectivamente, do 8º e 6º ano do Franco, e a neta Clarice. Orgulho define o sentimento dos familiares.

- Estou muito feliz por dividir um pouco da minha experiência com vocês. A minha gramática é um resultado do que foi escrito antes de mim. E a língua portuguesa foi a chave que me abriu o futuro - contou Bechara, que ressaltou, entre outros pontos, a importância da leitura e de se aperfeiçoar em outros idiomas.

Diretor pedagógico do Franco, Helcio Alvim não apenas recebeu e apresentou o ilustre convidado à atenta plateia, como exaltou a visita de Bechara:

- Poucos intelectuais brasileiros encarnam tão bem nossos ideais quanto o Acadêmico Evanildo Bechara. Sua defesa pela liberdade que nasce do conhecimento, que permite às pessoas escolher a forma de construir seu discurso, adequando-o a quem o recebe, e que só é possível quando se tem o repertório adequado, do erudito ao coloquial, coincide inteiramente com aquilo em que cremos, e pelo que trabalhamos todos os dias. Daí por que ficamos tão honrados e felizes com sua vinda!

Órfão de pai, Bechara, dos 11 para os 12 anos, trocou sua cidade natal, Recife, pelo Rio de Janeiro, com o objetivo de completar sua educação na casa de um tio-avô.

Inicialmente, ainda na adolescência, a ideia inicial do gramático era se tornar professor de Matemática. Mas, aos 15 anos, conheceu o professor Manuel Said Ali, um dos maiores estudiosos da língua portuguesa, e uma grande inspiração para o caminho que o então estudante iria trilhar.

Importância da leitura

A gratidão a Said Ali também foi expressa na conversa do imortal com os alunos do Franco.

Com muito bom humor, Bechara tirou dúvidas da plateia e deu alguns conselhos. Entre eles:

- A leitura é um grande corredor que nos permite viver e aprender mais. E estudar, além da língua materna, idiomas como o francês, espanhol e inglês é, igualmente, muito importante.

Um verdadeiro Campeonato Brasileiro de Robótica aconteceu no último final de semana, em São Paulo. As cem melhores equipes do país, de escolas particulares e públicas, disputaram diversas modalidades da etapa nacional da First Lego League (FLL), reunindo mais de 1200 crianças e adolescentes. E a FrancoDroid, equipe do Colégio Franco-Brasileiro, foi, novamente, um dos destaques, conquistando o quarto lugar na categoria Inovação.

A FLL foi uma das atrações do Festival Sesi de Robótica, maior evento da modalidade no Brasil, e marcou um recomeço. Isso porque foi o primeiro festival presencial após o início da pandemia. Os estudantes festejaram não apenas as vitórias, mas, também, a interação com os outros participantes.

Aluna do 1º ano do Ensino Médio do Franco, Clara Sánchez, de 15 anos, celebrou mais um feito da FrancoDroid:

- Foi uma grande conquista para o nosso time. Foi muito gratificante ver como todo o nosso esforço foi recompensado e ainda divulgar e mostrar para o mundo como essas soluções simples podem agregar valor à vida de milhões de pessoas e ajudar o planeta de diversas outras formas.

Hoje monitor da FrancoDroid, e aluno do colégio durante 12 anos (do início do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio), Daniel Gudin, de 18, também festejou o resultado alcançado:

- Esse prêmio representa os frutos de todo o esforço envolvido. Foram inúmeras horas de trabalho para aprimorar robô, pesquisa e trabalho em equipe, e é muito gratificante ver que esse projeto, que tem como intuito melhorar a qualidade de vida das pessoas e agregar na nossa comunidade, obteve reconhecimento em um torneio com 100 equipes.

Gudin também ficou muito feliz de ver que os atuais membros da FrancoDroid, que ainda não tinham participado de um torneio presencial em função da pandemia, sentiram na pele a atmosfera da competição e ganharam experiência.

- Na FLL, nenhum torneio é igual ao outro. Há sempre novas ideias, experiências, trocas e maneiras de pensar fora da caixa, para trazer um impacto positivo na comunidade. É sempre incrível ver todo mundo trabalhando junto, e o torneio por si só também já é uma vitória para o avanço da educação no Brasil.

Coordenadora da FrancoDroid, a professora Rosângela Nezi explica como foi o trabalho dos alunos:

- Nossa inovação agrega um potencial valor ao desperdício dos alimentos no transporte rodoviário. Nossa solução é uma forma inédita de lidar com o problema do desperdício de alimentos, que afeta nossa sociedade em diversos aspectos. Através da absorção do impacto recebido durante a viagem, nossa solução preserva os alimentos que seriam desperdiçados ou danificados por causa da má qualidade do transporte. Levando, assim, alimentos com um preço mais acessível e de muito mais qualidade para a mesa dos consumidores.

De acordo com a professora, o sentimento é o melhor possível após a FLL:

- Além de aprender mais sobre Ciências e Tecnologia, a gente se divertiu muito. Ganhar o prêmio de projeto de inovação só legitima a nossa ideologia de que quando alguém dedica sua vida à Ciência e à Tecnologia, quem ganha é o mundo.

Prêmio internacional em 2019

Desde 2009, quando foi lançada, a FrancoDroid vem colecionando conquistas. O destaque foi para a vitória no Global Innovation Award, em 2019, na Califórnia, que reuniu 20 equipes com as melhores pesquisas da temporada, avaliando diversos fatores. Na ocasião, os alunos do colégio desenvolveram o CosmoCup para astronautas. Tratava-se de um coletor menstrual especial com uma membrana na parte superior que impede que o sangue se espalhe pela aeronave. O prêmio foi de 20 mil dólares, e a equipe do Franco foi a única do país a deter esta conquista. Por esse feito, ganhou o título de embaixadora de inovação do Brasil.