Aos 12 anos de idade (completa 13 em outubro), o estudante Lucas Tavares segue firme e forte rumo ao sonho de cursar Engenharia. Aluno bolsista do sétimo ano do CEL Intercultural School e apaixonado por tecnologia em geral, o filho caçula do analista de sistemas Jerônimo e da dona de casa Ana acaba de se tornar semifinalista do Prêmio Sócios-Mirins AEITA 2022. No início de agosto, sai a lista dos finalistas do projeto.

Organizado pela Associação dos Engenheiros do ITA a jovens dos 7 aos 14 anos, o prêmio concederá 10 títulos de sócios-mirins em 2022 a jovens talentos brasileiros que tenham paixão por Ciência ou Tecnologia. Os estudantes premiados ganharão uma viagem para conhecer o pólo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos/SP, em outubro deste ano.


– Estou muito feliz com o meu resultado, pois, dentre 1200 candidatos do Brasil inteiro, fui um dos 30 escolhidos pelo AEITA. Isso me traz uma alegria imensa! – celebrou o estudante, que tem colecionado conquistas.

Apenas neste ano, Lucas também faturou a medalha de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), além de conquistar o segundo lugar na Olimpíada Canguru de Matemática e na CELMAT e o sétimo lugar no RoboChallenge Brasil.

Seu Jerônimo está radiante com mais um feito do filho:

– Ainda estamos absorvendo e pulando de alegria! Ele chegar a este ponto da seleção é um prêmio, pois a quantidade de inscritos era grande e reuniu candidatos de todo o país. Sem a estrutura, profissionais dedicados e competentes e de uma escola como o CEL Intercultural School, o Lucas talvez não atingisse tais conquistas.

Único representante do Rio de Janeiro

Dos 30 semifinalistas, que representam 13 estados e 29 cidades do país, o estudante do CEL Intercultural School é o único do Rio de Janeiro no prêmio promovido pelo ITA.

– É motivo de imenso orgulho para nós não só acompanhar, mas estar ao lado do Lucas em mais uma conquista. Feitos como esse nos dão a certeza de que o trabalho está sendo muito bem feito – destaca May Chagas, Diretora Pedagógica do CEL Intercultural School.

No Colégio, um dos sentimentos é de gratidão por acompanhar as conquistas do filho de seu Jerônimo e dona Ana:

- O Lucas é uma criança extraordinária, que vem colecionando conquistas ao longo da sua vida acadêmica. Ele é um ótimo exemplo de que quando a família e a escola caminham juntas, o resultado é incrível! Mais do que um aluno brilhante, Lucas é um ser humano íntegro, humilde e extremamente gentil. Nós, do CEL, morremos de orgulho dele e somos muito gratos por acompanhar e contribuir, diariamente, para seu crescimento pessoal e acadêmico - parabenizou Adriana Litaiff, Coordenadora Geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental do CEL Intercultural School.

Aluno desde 2019, Lucas é muito grato ao Colégio:

– Agradeço muito o apoio e o incentivo de toda a equipe CEL, em especial à professora e Coordenadora da minha unidade, Norte Shopping, Paula Sant'Anna.

Assim como vem enfileirando conquistas, Lucas tem mostrado uma série de virtudes, dentro e fora da sala de aula:

– Lucas é um aluno excepcional. Compromissado com os estudos acadêmicos, com os trabalhos propostos individuais e por equipe. Um aluno que vivencia os valores da escola com todos. Liderança, responsabilidade, integridade, empatia e compromisso são valores e características marcantes deste aluno – elogia Paula, Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na unidade Norte Shopping.

Sobre o prêmio do ITA, Lucas foi um dos 15 selecionados em sua faixa etária. Na final, serão 5 premiados por faixa etária.

E o aluno do CEL Intercultural School segue na busca por mais uma façanha.

Aprovado em nada menos que 32 universidades americanas, o estudante carioca Guilherme Mannarino, aos 18 anos, inicia uma importante fase da vida nesta sexta-feira. Afinal, trata-se da data do embarque para Orlando, na Flórida, onde vai estudar Ciência da Computação no Valencia College.

- Está sendo um mix de ansiedade, emoções aqui em casa, porque é a primeira vez que vou morar sozinho. Sou filho único e neto único. Está sendo, ao mesmo tempo, bem complicado e bem legal também ter essa experiência. Estou amadurecendo para tentar conciliar tudo, ter planejamento. Está sendo uma experiência bem legal e espero que lá seja a mesma coisa.
Até o início das aulas, no dia 22, Mannarino terá como primeiro desafio mobiliar o apartamento, que será dividido com outro compatriota:

- Depois vou comprar um carro, que é outra coisa complicada, ainda vou tirar minha habilitação nos EUA. Estou bastante ansioso, mas acho que vai dar tudo certo.
Especialista no game Fortnite, o filho da professora de Inglês Andréia de Lucas e do analista de sistemas Antonio Mannarino se dedica aos esports desde os 13 anos. E graças a eles conquistou as aprovações nas universidades americanas.

Gratidão ao Franco

Na bagagem, além da certeza de que vai dar tudo certo e da expectativa pelas muitas experiências que vai viver, Guilherme leva a gratidão ao Colégio Franco-Brasileiro, onde estudou dos 7 aos 17 anos:

- O Franco me preparou pra qualquer etapa pós-escola, qualquer faculdade que eu for, em qualquer nível, estou preparado. Porque a base que tive no Franco sei que não teria em nenhum lugar do mundo. Eu me sinto extremamente preparado e confiante para começar esta nova etapa.

Após os primeiros dois anos Valencia College, o brasileiro vai encarar o mesmo desafio na UCF: Universidade Central da Flórida.

Um futuro, certamente, brilhante também na América.

Como acontece desde o ano passado, o auditório do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 26, a reunião mensal do Conselho Comunitário da 2ª Área Integrada de Segurança Pública. Além de lideranças comunitárias, participaram do encontro autoridades, como o tenente-coronel Fabio Correa, comandante do 2º BPM, o delegado adjunto da 10ª DP, Maurício Luciano de Almeida, e representantes da Prefeitura.

Presidente do CCSP da 2ª AISP, que engloba os bairros Catete, Laranjeiras, Flamengo, Cosme Velho, Glória, Botafogo, Urca e Humaitá, Regina Chiaradia agradeceu, novamente, pela maneira com a qual todos foram recebidos no Franco.

- Só posso agradecer a acolhida do colégio. Mesmo no recesso das férias escolares, vocês nos receberam com toda generosidade. Isso não tem preço.

Na abertura da reunião, o comandante Fábio Corrêa apresentou os números de junho do combate à violência na região, que estão em queda, em comparação ao mesmo mês de 2021. Houve redução no roubo de cargas, no roubo a estabelecimento comercial (46%), roubo de bicicleta (75%) e no furto de veículos (47º).

- Em junho tivemos uma produtividade, aumentamos em 200% a apreensão de armas, as prisões também aumentaram. Vamos continuar nossa parceria. Estamos sempre dispostos a ouvi-los, junto aos demais órgãos, que têm nos ajudado nessa abordagem diária. Atuamos sempre em ações conjuntas. Vamos seguir trabalhando. A palavra-chave é integração - apontou o tenente-coronel.

Ex-presidente do Conselho Comunitário e representante da Associação de Moradores da Rua Lauro Muller, em Botafogo, Maria Beatriz Murtinho, carinhosamente chamada de Bia, faleceu na semana passada e recebeu algumas homenagens na reunião desta terça-feira. Lideranças comunitárias fizeram questão de lembrá-la e homenageá-la.

Alertas contra golpes

Em suas considerações finais, o delegado Maurício Luciano de Almeida fez alertas importantes sobre uma prática criminosa recorrente na região: o estelionato.

- É um crime que está disseminado e não só na nossa área. Sempre onde há uma população de idosos muito grande, esse crime aumenta mais ainda. Trabalhei em Copacabana e só eram registrados crimes de estelionato, com idosos como vítimas. 80% da criminalidade em Botafogo é de estelionato. É um crime que não traz aquela sensação de insegurança, como o roubo, mas traz extremo prejuízo para algumas pessoas que, muitas vezes, não têm coragem de ir à delegacia e contar - alertou o policial.

- Há algumas modalidades de estelionato que queria compartilhar e alertá-los, porque vocês são agentes multiplicadores. Vale compartilhar cartilhas para que as pessoas não caiam em golpes que são da 'moda'. Temos um golpe, talvez o mais comum, quando o sujeito se passa pelo filho, neto, ou neta e usa um celular desconhecido com a foto do parente da vítima e diz que o outro número estragou. E depois o autor pede dinheiro. Tem ocorrido com muita facilidade. Qual a saída para este tipo de golpe? Primeira medida: não continuar a conversa e ligar para o seu parente - ensinou Maurício.

O delegado-adjunto da 10ª DP também alertou sobre outros golpes dos mais praticados pelos estelionatários: do bilhete premiado e do chupa-cabra. No primeiro, o criminoso se passa por ganhador de um prêmio lotérico e pede dinheiro à vítima. No segundo, a vítima, após ter o cartão preso no caixa automático de um banco, acaba passando a senha do mesmo para o(s) golpista(s), que faz empréstimos e saques com a mesma.

- Foi importante o delegado ter trazido esses informes de golpes, porque as pessoas muitas vezes não sabem. A gente tem sempre que orientar, sim - agradeceu Regina.

A poluição causada pelo plástico é uma problemática debatida há alguns anos. A quantidade desse material acumulada no oceano, que já sofre com tantos impactos relacionados às atividades humanas, pode alcançar 600 milhões de toneladas até 2040, se nenhuma medida for tomada, segundo a Revista Science.

Diante de um quadro tão alarmante, mais que bem-vindas, ações voltadas à preservação ambiental são fundamentais. E, no Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, por exemplo, a conscientização nesse sentido está sempre em pauta. Recentemente, todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio aderiram ao projeto, trocando os copos descartáveis da cantina pelo “Meu Copo Eco”.

A iniciativa teve a 1a etapa entre agosto e outubro do ano passado, em atividades de iniciação científica nas aulas de Biologia, com os professores Priscila Resinentti e Marconny Gerhardt. Em parceria com os pesquisadores Rafael Eudes e Susanne Hoffmann, do Circula CT-UFRJ, o Franco apresentou um projeto de desenvolvimento socioambiental a um edital internacional lançado pelo movimento global Break Free From Plastic.

- Escrevemos um projeto para fazermos uma pesquisa que envolvia a auditoria do plástico. Ele foi selecionado e, então, recebemos um investimento internacional. Todo o processo foi vivenciado pelos alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, começando pela auditoria nas próprias residências. A partir de um guia orientador e com a mediação dos professores, aprenderam a classificar o tipo de produto, o tipo de material plástico e as marcas coletadas ao longo de uma semana. Ao todo, foram classificados 2.265 itens Depois dessa etapa, passamos a discutir a questão do plástico na escola. Eles tinham que escolher um plástico que tivéssemos que reduzir mesmo, de verdade, o consumo e propor uma estratégia de replacement. E os próprios alunos resolveram que queriam atacar a questão do copo descartável. Por isso, revertemos a verba recebida do financiamento para o Eco Copo - explica Priscila.

Os dados gerados foram enviados para a composição do relatório anual do Break Free From Plastic, que identifica as dez marcas mais poluentes do mundo. Esta etapa teve o intuito de auxiliar o estudante a compreender o padrão de consumo da família e pensar em ações que possam colaborar na solução da questão do plástico no meio ambiente, além de proporcionar um ensaio sobre o papel da ciência e como o conhecimento é construído.

- O tempo todo estimulamos o protagonismo juvenil e, dessa forma, perguntamos aos alunos a respeito do plástico que eles gostariam de substituir aqui no Franco. A escolha foi: copos descartáveis da cantina - destaca Resinentti.

O Franco, inclusive, dispõe de um ponto de coleta de plásticos em parceria com o Plastic Bank School, cuja missão é impedir esse material nos oceanos, ao mesmo tempo que melhora a vida das pessoas, através da reciclagem. O Plástico Social é gerado através de um crescente movimento global - Guardiões do plástico social - agora presente no Haiti, Brasil, Canadá, Alemanha, Filipinas, Indonésia e Egito.

- Aqui toda a verba arrecadada com a reciclagem do plástico coletado é voltada à compra de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade - acrescenta Priscila.

A iniciativa dos alunos ultrapassou as salas de aulas. O meio ambiente e a sociedade agradecem.

A poluição causada pelo plástico é uma problemática debatida há alguns anos. A quantidade desse material acumulada no oceano, que já sofre com tantos impactos relacionados às atividades humanas, pode alcançar 600 milhões de toneladas até 2040, se nenhuma medida for tomada, segundo a Revista Science.

Diante de um quadro tão alarmante, mais que bem-vindas, ações voltadas à preservação ambiental são fundamentais. E, no Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, por exemplo, a conscientização nesse sentido está sempre em pauta. Recentemente, todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio aderiram ao projeto, trocando os copos descartáveis da cantina pelo “Meu Copo Eco”.

A iniciativa teve a 1a etapa entre agosto e outubro do ano passado, em atividades de iniciação científica nas aulas de Biologia, com os professores Priscila Resinentti e Marconny Gerhardt. Em parceria com os pesquisadores Rafael Eudes e Susanne Hoffmann, do Circula CT-UFRJ, o Franco apresentou um projeto de desenvolvimento socioambiental a um edital internacional lançado pelo movimento global Break Free From Plastic.

- Escrevemos um projeto para fazermos uma pesquisa que envolvia a auditoria do plástico. Ele foi selecionado e, então, recebemos um investimento internacional. Todo o processo foi vivenciado pelos alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, começando pela auditoria nas próprias residências. A partir de um guia orientador e com a mediação dos professores, aprenderam a classificar o tipo de produto, o tipo de material plástico e as marcas coletadas ao longo de uma semana. Ao todo, foram classificados 2.265 itens Depois dessa etapa, passamos a discutir a questão do plástico na escola. Eles tinham que escolher um plástico que tivéssemos que reduzir mesmo, de verdade, o consumo e propor uma estratégia de replacement. E os próprios alunos resolveram que queriam atacar a questão do copo descartável. Por isso, revertemos a verba recebida do financiamento para o Eco Copo - explica Priscila.

Os dados gerados foram enviados para a composição do relatório anual do Break Free From Plastic, que identifica as dez marcas mais poluentes do mundo. Esta etapa teve o intuito de auxiliar o estudante a compreender o padrão de consumo da família e pensar em ações que possam colaborar na solução da questão do plástico no meio ambiente, além de proporcionar um ensaio sobre o papel da ciência e como o conhecimento é construído.

- O tempo todo estimulamos o protagonismo juvenil e, dessa forma, perguntamos aos alunos a respeito do plástico que eles gostariam de substituir aqui no Franco. A escolha foi: copos descartáveis da cantina - destaca Resinentti.

O Franco, inclusive, dispõe de um ponto de coleta de plásticos em parceria com o Plastic Bank School, cuja missão é impedir esse material nos oceanos, ao mesmo tempo que melhora a vida das pessoas, através da reciclagem. O Plástico Social é gerado através de um crescente movimento global - Guardiões do plástico social - agora presente no Haiti, Brasil, Canadá, Alemanha, Filipinas, Indonésia e Egito.

- Aqui toda a verba arrecadada com a reciclagem do plástico coletado é voltada à compra de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade - acrescenta Priscila.

A iniciativa dos alunos ultrapassou as salas de aulas. O meio ambiente e a sociedade agradecem.