O PSG pagou em luvas a Mbappé quase o equivalente ao valor somado dos elencos de Flamengo e Palmeiras, os mais caros do futebol brasileiro. De acordo com o site especializado Transfermarkt, o plantel do time paulista é avaliado em 160,35 milhões de euros (R$ 820,4 mi) e o do carioca em 155,7 milhões de euros (R$ 796,6 milhões).

O valor que o Paris Saint-Germain desembolsou para renovar com o atacante de 23 anos até 2025 se aproxima dessa quantia. Segundo a imprensa francesa, o clube parisiense ofereceu, apenas em luvas, 300 milhões de euros (R$ 1,5 bilhão), além de um salário de 100 milhões de euros (R$ 511 mi) por temporada.

O valor das luvas pagas a Mbappé ainda é o dobro do que vale a seleção dos jogadores mais caros em atividade no futebol brasileiro.

Conforme os dados do portal, a escalação mais valiosa dos atletas do Brasileirão custa 148 milhões de euros (R$ 757 mi).

Tal onze inicial é formado por: João Paulo (R$ 30,7 mi); Matheuzinho (R$ 40,9 mi), Renan (R$ 46 mi), João Victor (R$ 40,9 mi) e Guilherme Arana (R$ 71,6 mi); Danilo (R$ 112,5 mi), Patrick de Paula (R$ 71,6 mi) e Arrascaeta (R$ 87 mi); Gabriel Veron (R$ 61,4 mi), Gabigol (R$ 133 mi) e Dudu (R$ 61,4 mi).

DENÚNCIA NA UEFA

Após o anúncio de que o PSG superou o Real Madrid na corrida por Mbappé, a La Liga informou que notificará a Uefa pelos valores envolvidos na negociação. O Campeonato Espanhol classificou como "escandaloso" o montante, não oficial, desembolsado pelo clube francês para renovar com o atacante.

De acordo com a nota da liga espanhola, o objetivo é "continuar a defender o ecossistema econômico do futebol europeu e a sua sustentabilidade". Além disso, o presidente da La Liga, Javier Tebas, disparou que a quantia paga pelo PSG é um "insulto ao futebol".

Em resposta, o presidente do clube francês, Nasser Al-Khelaifi, disse que Tebas "talvez tenha medo de que o Campeonato Francês seja melhor que o Espanhol". Além disso, ele afirmou que a La Liga "não é a mesma de três ou quatro anos atrás" e exigiu respeito.

De acordo com dados do 'Transfermarkt', as luvas pagas a Mbappé superam o valor total do elenco de 17 clubes da Ligue 1. Apenas Monaco (350,85 mi de euros) e Lyon (344,05 mi de euros), além do próprio PSG, possuem elencos que valem mais de 300 milhões de euros.

O clima no Flamengo ainda está longe de ser tranquilo, mas certamente é mais leve, ao menos nos bastidores, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Goiás no sábado (21), seguida da 'mea culpa' do técnico Paulo Sousa e dos dirigentes Marcos Braz e Bruno Spindel em relação ao Caso Diego Alves, assunto que dominou o noticiário rubro-negro na semana passada.

Com panos quentes colocados no imbróglio entre o técnico e o veterano goleiro, que não se pronunciou, Paulo Sousa mira dias menos turbulentos na Gávea para focar em armar o time para os próximos compromissos sem ser afetado por problemas extracampo.

Nesta semana o Flamengo, com classificação e liderança do Grupo H garantidas na Libertadores, cumpre tabela nesta terça-feira (24), às 21h30, quando recebe o Sporting Cristal-PER no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos.

As atenções dos próximos dias, portanto, estarão mais voltadas ao clássico contra o Fluminense, no domingo (29), às 18h, também no Maracanã (o mando é do Flu), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar de toda a crise envolvendo elenco e departamento de futebol nos últimos dias, Paulo Sousa foi respaldado pela diretoria no cargo, mas parece longe de conquistar o torcedor rubro-negro. Vaias e pedidos pelo retorno de Jorge Jesus são constantes nos duelos no Maracanã, por exemplo.

"Somos homens, tudo que a gente tem que resolver é lá dentro, conversando, pelo bem do Flamengo. Isso é o mais importante. O Mister sabe que temos um grupo em que jogadores têm opinião forte. O mais importante, sempre sendo leal. Olho no olho, para que a gente possa pensar no bem do Flamengo", disse Rodrigo Caio, um dos líderes do time, após o jogo contra o Goiás.

Dentro de campo, o Flamengo garantiu as vagas na Libertadores e na Copa do Brasil, além de ter conseguido um respiro após o início ruim no Brasileiro. O clube rubro-negro não perde há quatro jogos (vitórias contra Altos, Universidad Católica-CHI e Goiás e empate com o Ceará).

Nesta terça, o time deve ir a campo com a seguinte escalação: Hugo; Ayrton Lucas (Filipe Luís), Rodrigo Caio, Pablo e Isla; Thiago Maia (Arão), João Gomes, Arrascaeta e Lázaro; Pedro e Gabigol.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h30 (de Brasília) desta terça (24)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Transmissão: SBT e ESPN

As alunas de ginástica de trampolim da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra, brilharam no torneio estadual da modalidade disputado no equipamento esportivo, no sábado passado (21/5).  Sete atletas que fazem parte do projeto desenvolvido pela Prefeitura do Rio conquistaram 11 medalhas: Maria Flor (bronze), Nina (prata e bronze), Julia Teixeira (bronze), Carolina Mandu (bronze), Raphaela (prata e bronze), Giovanna Costa (prata) e Maria Luiza Otoni (duas pratas e um ouro).

– Fico muito feliz em ver um espaço tão bom como a Arena Carioca 3 recebendo este tipo de evento. Mais feliz ainda de ver sete alunas nossas competindo em alto nível e ganhando medalhas. Essas crianças têm um futuro brilhante pela frente, vamos continuar trabalhando para que as oportunidades apareçam cada vez mais para esta garotada – afirmou o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira.

Para o presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Chateaubriand, o evento foi uma oportunidade de inserir os atletas dentro de um processo competitivo:

– O bacana deste processo todo, junto à Prefeitura do Rio, é que a gente está vendo o resultado do trabalho realizado nas escolinhas dentro do Parque Olímpico. Temos mais de 500 crianças fazendo atividades gratuitas por lá e competindo pela Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro. Elas estão tendo a oportunidade de participar deste processo competitivo e isso vale muito. Grande vitória para todos – exaltou.

Em fevereiro de 2021 a Secretaria Municipal de Esportes assinou um acordo de parceria com a Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro para a realização da escolinha de ginástica na Arena Carioca 3. As aulas atendem alunos e alunas de 7 a 18 anos e englobam as três modalidades olímpicas: artística, rítmica e trampolim.

O evento contou com a presença de 266 atletas, sendo que 19 deles são da Prefeitura. Para a professora responsável pelas aulas de ginástica da Arena Carioca 3, Larissa Salgado, o resultado foi animador e as expectativas para o futuro são grandes:

– Foi um evento maravilhoso, em que as atletas do Rio se saíram muito bem. Conquistamos 11 medalhas mesmo sabendo o quanto era difícil. Estamos evoluindo e agora os próximos objetivos são o campeonato estadual em outubro e o nacional em 2023 – comentou.

Principal destaque na vitória do Fluminense neste domingo (22), Fábio elogiou a entrega da equipe em campo. Segundo o goleiro, os jogadores estão deixando tudo dentro das quatro linhas a cada partida.

"A gente vem jogando cada competição dando o máximo, cada jogo como se fosse o último e hoje mostramos isso", analisou em entrevista após o jogo. Fábio disse que não há mudança de postura em jogos na Sul-Americana, competição que o clube carioca não vem se saído bem.

Na visão do camisa 12, o objetivo da equipe do Fluminense no Brasileirão é estar sempre na parte de cima da tabela. "Nosso objetivo é cada vez chegar mais perto das primeiras colocações", finalizou.

O Fluminense entra em campo pela Copa Sul-Americana, na quinta (26), às 21h30, diante do Oriente Petrolero-BOL. Pelo Brasileirão, a próxima partida do Tricolor será o clássico diante do Flamengo, no domingo (29), às 18h.

Por: Luciano Trindade

O Flamengo é único clube fora da Europa presente no ranking das 50 marcas mais valiosas do futebol, de acordo com estudo anual da consultoria internacional de marcas Brand Finance.

O time carioca aparece na 49ª posição, com sua marca avaliada em 96 milhões de euros (R$ 493 milhões), logo à frente da Fiorentina, da Itália, avaliada em 95 milhões de euros (R$ 488 milhões), e atrás do Benfica, de Portugal, com sua marca estimada em 101 milhões de euros (R$ 519 milhões).

Celtic, da Escócia, 113 milhões de euros (R$ 581 milhões), Ajax, da Holanda, 182 milhões de euros (R$ 936 milhões), além de Benfica e Flamengo são os únicos que não atuam em uma das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), de acordo com o coeficiente da Uefa.

O valor atribuído ao Flamengo é quase o dobro do segundo colocado considerando apenas o top 10 entre equipes do Brasil, que tem o Palmeiras atrás do time rubro-negro, estimado em 52 milhões de euros (R$ 267 milhões).

Entre os cinco primeiros na lista brasileira aparecem também Grêmio (R$ 232 milhões), São Paulo (R$ 186 milhões) e Corinthians (R$ 147 milhões).

Segundo o diretor da Brand Finance, Eduardo Chaves, apesar de ter clubes com grande tradição e torcidas numerosas, o Brasil leva desvantagem diante de times europeus por causa do câmbio monetário. "Quando dolarizamos os valores, os times brasileiros acabam não gerando receita comparada em dólar aos times estrangeiros", diz.

De acordo com o levantamento, os clubes brasileiros "tiveram um desempenho muito forte na pesquisa de fãs de futebol Brand Finance 2022, com os fãs associando-os tanto a fortes métricas futebolísticas (como a presença de craques e disputa por troféus) quanto a importantes atributos de imagem (como reputação, sustentabilidade, inovação)".

O estudo avaliou também a força das marcas. Neste caso, o Flamengo se mantém na liderança na lista de clubes brasileiros, porém o Corinthians aparece em segundo, com Palmeiras, São Paulo e Internacional na sequência.

"O Corinthians é percebido como a segunda marca mais inovadora do Brasil e a 5ª globalmente. Projetos inovadores, como o lançamento de sua plataforma de estádio virtual e o aumento do engajamento dos torcedores, garantem ao clube a associação com inovação", descreve o estudo.

O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário de marca obteria ao licenciar a marca no mercado. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes, como o alcance de ações de marketing, por exemplo.

A definição desses valores é feita por meio dos critérios definidos pela ISO (International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional para Padronização), baseados em três pilares: mercado, custo e receita.

Eduardo Chaves afirma, ainda, que as métricas do estudo podem ajudar os clubes a fazer uma gestão profissional de suas marcas. "Sabemos que é preciso profissionalizar e tratar as marcas dos clubes de futebol como um ativo estratégico, e é isso que nossa pesquisa faz, mostra os atributos de cada time e mede seu valor para que as marcas esportivas possam ser gerenciadas da mesma forma que as grandes corporações de marcas."

Real Madrid lidera o ranking global como a marca mais valiosa No topo da lista mundial aparece o Real Madrid, com sua marca estimada em 1,5 bilhão de euros (R$ 7,7 bilhões).

O clube de Madri lidera a lista pelo quarto ano consecutivo. "O Real Madrid é agora claramente a marca dominante no negócio global do futebol. Por quatro anos, eles têm sido a marca mais valiosa graças em grande parte ao seu sucesso comercial fora do campo", diz trecho do estudo.

Ainda segundo o relatório, o Real Madrid registrou um aumento de 19% no valor de sua marca em relação ao ano passado impulsionado por uma combinação de força de marca aprimorada além de uma trajetória de receita positiva.

O crescimento representa uma reversão na queda de 10% no valor de marca registrado no ano passado, de acordo com o estudo, devido às incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19 e pelo sentimento mais fraco dos fãs devido ao plano fracassado da criação da Superliga Europeia, encabeçada pelo clube.

Na segunda posição da lista aparece o Manchester City como a segunda marca mais valiosa do futebol, avaliada em 1,3 bilhão de euros (R$ 6,6 bilhões), tecnicamente empatado com o Barcelona, o Liverpool e o Manchester United, nesta ordem.

De acordo com o estudo, o crescimento do time de Pep Guardiola pode ser creditado ao bom desempenho em campo, com a conquista da Premier League 2021/22, além de ter sido finalista da Champions League em 2020/2021 e semifinalista na atual edição.

Das dez marcas mais valiosas do futebol mundial, seis são da Inglaterra -Manchester City (2º), Liverpool (4º), Manchester United (5º), Tottenham (8º), Chelsea (9º) e Arsenal (10º).

O Flamengo está nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira (17), no Maracanã, o time rubro-negro venceu a Universidad Católica, do Chile, por 3 a 0, e garantiu a vaga na próxima fase de forma antecipada.

O triunfo foi construído com gols de Arão, Everton Ribeiro -que comemoraram os gols com o técnico Paulo Sousa, que vem sendo alvo de críticas da torcida- e Pedro. A boa atuação acontece também em meio aos protestos contra a diretoria.

Com o resultado positivo, a equipe da Gávea chegou a 13 pontos e avança no Grupo H, enquanto a Universidad Católica permanece com quatro.

Na próxima rodada da competição, o Flamengo encara o Sporting Cristal, na próxima terça-feira (24), novamente no Maracanã. A Universidad Católica enfrenta o Talleres, da Argentina, em casa.

O time rubro-negro volta a campo no sábado (21), contra o Goiás, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. No torneio nacional, o time da Gávea tem seis pontos e está próximo da zona de rebaixamento.

O Flamengo voltou ao Maracanã na noite desta terça-feira. O estádio esteve fechado recentemente para o plantio de grama de inverno, o que fez o time rubro-negro mandar os jogos em outros locais, como no Mané Garrincha, em Brasília, e no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

A equipe de Paulo Sousa fez um primeiro tempo sólido e consistente. Com o apoio da torcida, o clube rubro-negro controlou o jogo e dominou a Católica nos 45 minutos iniciais. Destaques para os autores dos dois primeiros gols: Everton Ribeiro, que circulou o campo, ocupando espaços em todos os setores, e Willian Arão, que se apresentou intenso na marcação.

Na etapa final, o Flamengo se apresentou mais abaixo e diminuiu o ritmo, dando um pouco mais de campo ao adversário. Mas, ainda assim, o time da Gávea manteve o controle da partida.

Enquanto a Católica avançada em busca do gol, o time carioca se aproveitava dos espaços. Pedro entrou no segundo tempo e movimentou a partida e, após duas chances, marcou o terceiro gol do Flamengo.

A Universidad Católica tentou atuar "de igual para igual" e pressionar o Flamengo no início do jogo, mas, apesar da posse de bola nos primeiros minutos, logo se mostrou dominada pelo adversário e com bastante dificuldade em criar oportunidades. Além disso, mas investidas ao ataque, acabava deixado espaço para que o clube carioca pudesse contra-atacar.

O técnico Ariel Holan, ex-Santos, não comandou a Universidad Católica na partida por ter testado positivo para Covid-19. Rodrigo Valenzuela foi quem esteve à beira do gramado.

Na volta do intervalo, os chilenos fizeram mudanças e tentaram uma presença maior no campo de ataque, e até conseguiram. Porém, mesmo com os visitantes tendo a posse de bola, logo o Flamengo passou a pressionar, ganhar o meio e aproveitar as brechas para criar chances. Assim, o elenco rubro-negro chegou ao terceiro.

FLAMENGO
Hugo Souza, Matheuzinho (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; Willian Arão, Andreas Pereira (João Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Bruno Henrique (Lázaro) e Gabriel (Pedro). T.: Paulo Sousa

UNIVERSIDAD CATÓLICA
Sebastián Pérez; Asta-Buruaga, Nehuén Paz (Tapia) e Parot; Astudillo (Rebolledo), Saavedra, Cuevas, Fuenzalida e Felipe Gutiérrez; Valencia e Zampedri. T.: Rodrigo Valenzuela

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: John Ospina (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Richard Ortiz (COL)
Cartões amarelos: Andreas Pereira, Matheuzinho, Arão (FLA); Astudillo, Felipe Gutiérrez, Tapia (CAT)
Gols: Willian Arão (FLA), aos 6', e Everton Ribeiro (FLA), 39'/1ºT; Pedro (FLA), aos 45'/2ºT.