O IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo é uma realização do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU), coordenado pela professora Deborah Zouain, com apoio financeiro da FAPERJ

Com a Copa do Qatar batendo as nossas portas, diversas são as oportunidades que estão vindo por aí. E para quem trabalha no setor de eventos, este pode ser um bom momento para dinamizar a retomada, associado logicamente a chegada das festas de Natal e de final de ano. Para quem já empreende na área ou deseja empreender, o planejamento, a estruturação e a divulgação dos serviços pode ser o diferencial.

A Copa do Mundo gera impactos diretos, indiretos e induzidos não apenas no destino sede, mas também nos diversos destinos no mundo, pois trata-se de um megaevento com efeitos globais, afirma a Professora Dra. Deborah Zouain, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU). Segundo ela, os países que estão com suas seleções no campeonato podem ter efeitos ainda mais significativos, sendo oportuno para fomentar diferentes tipos de negócios.

Paola Lohmann, também pesquisadora do Núcleo, reforça que os megaeventos esportivos têm a capacidade de modificar a percepção da imagem do destino, tanto por parte dos residentes como por parte dos turistas. Avaliar a percepção destes diferentes atores, antes, durante e após o evento é de suma importância, tanto para os destinos sedes como para os países que sediarão as edições futuras. As lições aprendidas para os próximos eventos, de diversas naturezas, podem deixar ricos aprendizados, afirma ela.

O Brasil, por exemplo, enfrentou diversas dificuldades na Copa do Mundo em 2014, principalmente no que diz respeito ao mal uso do recurso público, obras inacabadas e falta de segurança. Por outro lado, foi percebida a renovação da cidade no período pós-evento, algumas melhorias em mobilidade urbana, infraestrutura e equipamentos turísticos. Segundo Kaarina Virkkyi, também pesquisadora do NPTU, a governança bem realizada compreende também parte do motor que faz o setor de turismo inovar, empreender e evoluir.

Durante o IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro, em formato totalmente online, um dos palestrantes , o Professor Dr. Brenno Menezes, da Universidade Hamad Bin Khalifa Qatar falou das pesquisas feitas sobre os legados da Copa no destino, em especial nos desafios logísticos de mobilidade urbana, dado que pela primeira vez uma Copa será sediada em uma única região metropolitana.

No painel que abordou como transformação digital foi responsável por modificar as relações interpessoais e como o turismo foi impactado, foram apresentados casos em que a tecnologia transformou as formas de consumir o turismo, com digitalização de experiências, nomadismo digital, home office, eventos online.

O professor Brenno Menezes apresentou como a busca de informação e todas as mudanças nas redes influenciam em megaeventos trazendo como objeto de estudo a Copa do Mundo a ser realizada no Qatar neste ano. Segundo ele, o Qatar vem investindo fortemente em eventos esportivos e deseja se posicionar como destino turístico e, também, como lugar para realização de eventos esportivos de âmbito global. O grande desafio neste momento é gerenciar o fluxo de residentes e turistas ao longo das competições. Vale ressaltar que seus estudos permeiam também temáticas relacionadas ao desenvolvimento social e humano, fortalecendo e fomentando as diferentes interações e conexões com a indústria esportiva.

O IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo é uma realização do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU), coordenado pela professora Deborah Zouain, com apoio financeiro da FAPERJ.