Análise revela que cerca de 70,6% dos brasileiros negligenciam check-ups regularmente

 

 

Às vésperas de um novo ano, muitos já estão planejando suas resoluções, e especialistas destacam a importância de incluir o check-up da saúde como uma meta essencial para o próximo ano. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alertam para uma situação preocupante: aproximadamente 70,6% dos brasileiros não realizam check-ups regularmente.

Em 2022, a expectativa de vida média dos brasileiros atingia 75,5 anos. No entanto, um dado alarmante é que mais de um terço dos homens não realiza acompanhamento médico, contribuindo para uma expectativa de vida menor (72 anos para homens e 79 para mulheres). Além dos fatores como violência, a falta de cuidado com a saúde também desempenha um papel significativo nesses números.

A conscientização sobre a importância da saúde ganhou destaque nos calendários oficiais, especialmente diante da constatação de que os homens se cuidam menos do que as mulheres. O especialista em medicina nuclear, Dr. Felipe Villela Pedras, ressalta que realizar um check-up com orientação médica pode ser fundamental para diagnosticar precocemente doenças, evitando complicações e aumentando as chances de cura.

Dr. Felipe destaca a relevância do diagnóstico precoce em doenças cardiovasculares, a principal causa global de mortes, responsável por cerca de 18 milhões de óbitos anuais. Ele explica que o tratamento eficaz está diretamente ligado ao diagnóstico precoce, enfatizando a importância dos exames periódicos para avaliação das condições gerais dos pacientes e ajuste de tratamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 14 milhões de brasileiros enfrentam doenças cardiovasculares, e surpreendentemente, 23% nunca consultaram um cardiologista. O especialista destaca que a pandemia evidenciou a importância do check-up, com a interrupção de exames resultando em aumento de óbitos por doenças cardiovasculares e complicações em casos de hipertensão e diabetes.

Dr. Felipe Pedras reforça a necessidade de manter os exames em dia, especialmente para pessoas com doenças crônicas, pacientes cardíacos e oncológicos, sublinhando que o check-up é uma ferramenta vital na preservação da saúde e prevenção de complicações futuras.