Policlínica da Unigranrio Afya Barra da Tijuca lança projeto de conscientização sobre os efeitos do tabagismo

 

 

Odor persistente, pigarro incômodo, e alterações nas cordas vocais são apenas alguns dos indícios de que um fumante esteve presente, mesmo quando não está com um cigarro aceso. Além dos prejuízos sociais, o hábito de fumar acarreta sérias consequências para a saúde física e mental, como revela uma pesquisa recente divulgada no Jornal Brasileiro de Pneumologia. De acordo com os psicólogos responsáveis pelo estudo, os fumantes tendem a exibir traços de extroversão, porém, também são mais propensos a manifestar tensão, impulsividade, depressão e ansiedade, além de apresentarem níveis crônicos de desajuste emocional e agressividade nas relações interpessoais.

Para enfrentar esse desafio de saúde pública, a Policlínica da Unigranrio Afya Barra da Tijuca lançou o projeto "Respirando Novos Começos: Celebrando o Dia Mundial sem Tabaco". Esta iniciativa, em parceria com alunos do curso de medicina, visa educar a população sobre os malefícios do tabagismo. O evento ocorrerá no dia 28 de maio, das 9h às 16h, e será aberto ao público gratuitamente.

Uma das propostas fundamentais é apresentar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este programa oferece suporte contínuo e apoio aos indivíduos que desejam parar de fumar, disponibilizando tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável no mundo, com 8 milhões de óbitos anuais, sendo 1 milhão apenas na América.

Foto: Divulgação / Unigranrio-Afya

A coordenadora de eventos acadêmicos da Unigranrio-Afya Barra da Tijuca, a professora Danielle Costa, alerta para os riscos associados ao tabagismo, incluindo o desenvolvimento de câncer, problemas respiratórios e doenças cardiovasculares. Ela destaca a importância de eventos como esse, tanto para os fumantes quanto para os estudantes da área da saúde, que recebem ferramentas para lidar com essa problemática.

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, é uma oportunidade para refletir sobre os danos causados pelo tabagismo e para promover medidas regulatórias que visem a redução do consumo e da exposição ao tabaco. A regulamentação da publicidade de produtos derivados do tabaco, juntamente com o aumento da tributação, são algumas das estratégias adotadas por diversos países para combater os efeitos prejudiciais dessas substâncias tóxicas, que afetam não apenas os fumantes ativos, mas também os passivos, contribuindo para a melhoria da saúde pública.

Serviço: Projeto “Respirando novos começos: Celebrando o Dia Mundial sem Tabaco”

Data: 28 de maio (terça-feira)

Horário: das 9h às 16h

Onde: Policlínica da Barra da Tijuca Unigranrio-Afya: Avenida Ayrton Senna, 2200 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.

Evento gratuito e aberto ao público em geral