Moradora da Barra, Sylvia Drummond tenta quebrar a escrita que dura 91 anos

Mãe de dois adolescentes e nascida no bairro do Méier, na Zona Norte do Rio, a advogada Sylvia Drummond é uma das concorrentes à vaga da presidência da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro. Candidata da Chapa 2, Sylvia pode ser a primeira mulher a vencer a presidência da OAB/RJ após 91 anos de instituição. Ela disputa com mais três chapas. As eleições vão acontecer nesta terça-feira 16/11 em todo Estado.

Sylvia possui mais de 20 anos de experiência e foi vice-presidente da subseção da OAB da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, além de ser professora de Processo Civil em diversas instituições. Em relação ao fato histórico de ser a primeira mulher que pode vir a assumir a presidência da OAB do Rio, ela afirma “que o medo é algo social e natural da própria mulher, por conta da criação imposta pela sociedade, mas que é preciso passar por cima disso, vencer e avançar.” A advogada ressalta que “há necessidade de uma mulher dar a mão à outra, formar uma aliança, para que outras possam cada vez mais ocupar um espaço de poder dentro do País.”

Entre as propostas está a capacitação de funcionários junto a todas subseções para recebimento de denúncias de violência doméstica, criação de espaços de convivência infantil adequados para apoio aos filhos das advogadas e advogados, que necessitem utilizar a entidade para trabalhar. Ela também propõe o posicionamento firme para a efetivação imediata das eleições diretas para o Conselho Federal da OAB.

A diminuição do valor da anuidade em pelo menos 10% para o ano de 2023, e pelo menos 5% para o ano de 2024 é uma meta para os primeiros meses de gestão, além da criação de comissão composta por especialistas, nas mais diversas áreas do direito, a fim de que seja aprovada, junto ao conselho pleno da OAB/RJ, a melhor adequação e a atualização quanto aos valores da tabela de honorários mínimos.

Sylvia também busca implementar mudanças nos canais de comunicação da entidade a fim de tornar mais fácil, claro e rápido o acesso ao portal transparência e a digitalização e virtualização do acervo de todos os processos administrativos internos, principalmente no que se refere aos ético-disciplinares. Outras propostas são a negociação direta com a presidência do TJ-RJ quanto ao imediato retorno das audiências presenciais, principalmente no âmbito dos Juizados Especiais, e a fiscalização efetiva do trabalho realizado pelas comissões, sejam elas especiais ou estatutárias.

Vale ressaltar que as eleições ocorrem no dia 16 de novembro, das 9h às 17h.