A cidade é a primeira capital com essa permissão, que acontecerá através do ‘Selo Pet’

 

 

 

 

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Saúde, lançou na manhã do último sábado, 6, o selo Super Pet. A partir de agora, o Rio de Janeiro é a primeira capital do país a permitir a entrada de animais de estimação, acompanhados de seus donos, em supermercados. O decreto tem uma série de normas como a apresentação certificado de vacinação e comprovante de vermifugação do animal

Com base em normas do Decreto Rio nº 51.262, publicado no Diário Oficial do Município, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) pode emitir o selo Super Pet para todos os mercados que desejarem aderir à prática.

No evento de lançamento da iniciativa, que ocorreu em um supermercado na Zona Oeste, estavam presentes o prefeito Eduardo Paes; do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado; da presidente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), Aline Borges; e do presidente Asserj, Fábio Queiróz.

Também aconteceram algumas ações no local como vacinação antirrábica promovida pelo Ivisa-Rio, distribuição de senhas para castração de cães e gatos, aplicação de microchips para identificação e rastreio. Além de terem animais das unidades públicas de medicina veterinária disponíveis para adoção.

“Essa é uma medida tomada com todos os cuidados, não há qualquer risco sob o ponto de vista de vigilância sanitária. Ficamos muito felizes de fazer com que nos supermercados da cidade do Rio de Janeiro as pessoas possam fazer as compras e levar seus pets”, disse o prefeito Eduardo Paes.