Administração do local ainda calcula prejuízos após acidente; agenda de eventos segue mantida.

 

 

A queda de um balão provocou um incêndio no pavilhão 3 do Riocentro, na Barra da Tijuca, no último sábado (2). Não acontecia nenhum evento no local e ninguém ficou ferido. O fogo foi contido rapidamente, entretanto, o sobrevoo de balões na região, que é uma prática proibida, é algo que preocupa a administração do local.

Está é a segunda vez que queda de balões causam incêndios no Riocentro. Um incêndio de grandes proporções destruiu o telhado do mesmo pavilhão, em julho de 2018. De acordo com a administração, o prejuízo foi de R$ 38 milhões e o pavilhão ficou fechado para pericias e obras por cerca de oito meses.

A direção do Riocentro, em 2020, fez uma representação junto ao Ministério Público pedindo que investigue e cobre providencias do governo do Estado no combate aos crimes de fabricar, vender, transportar ou soltar balões no Rio de Janeiro.

“Suplicamos por providências dos órgãos de fiscalização e combate a essa prática criminosa antes que uma tragédia aconteça e pessoas percam a vida. Verificamos quedas de balões durante o ano inteiro tanto aqui no Riocentro quanto no Parque Olímpico e no Aeroporto de Jacarepaguá. Esses grupos não fazem questão de se esconder, se exibem em redes sociais, soltam balões e correm atrás deles livremente. É preciso que haja investigação e punição, a fim de desestimular a prática. Estamos no auge da temporada em que a atividade clandestina toma proporções preocupantes”, disse em nota o diretor jurídico do Riocentro, Gustavo Gregati.

A administração ainda está calculando o prejuízo causado pelo incêndio do fim de semana. Por conta desse grande número de balões na região, a empresa disse que passou a deixar uma equipe de brigadistas de plantão no telhado do hotel do centro de convenções para que monitorassem os céus e acionassem a brigada do Riocentro e do Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.

De acordo com o levantamento feito pela empresa responsável por gerir o local, desde 2019 foram avistados 2.340 balões sobrevoando o centro de convenções. Desse número, 178 caíram na região próxima ao espaço e 76, dentro do ambiente do centro de exposições.

A agenda de eventos do local está mantida.