Frente fria trouxe nuvem rara para a Praia da Barra da Tijuca

 

 

 

Na manhã desta segunda-feira (29), a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização por causa do acumulado de chuva na Rocinha e no Alto da Boa Vista. Uma frente fria virou o tempo e causou um fenômeno raro: uma nuvem-rolo pôde ser vista na tarde do último domingo (28), na Praia da Barra.

A nuvem fica com esse formato por causa de ventos fortes em direções contrárias. Esse “achatamento” pode acontecer quando o ar quente, que sobe, e o frio, que desce, atingem 60km/h ou mais.

As nuvens-rolo são formadas em uma baixa altitude, de 100 a 200 metros, e chegam a 1.000 km de comprimento, mas são ‘finais’, podendo ter entre 1 e 2 km de largura.

O estágio de mobilização da cidade do Rio é o segundo nível em uma escala de cinco, o que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto.

Previsão do tempo para a semana

Esta segunda continuará com chuva e tempo fechado, além da ventania com previsão de 80km/h. Não se descarta a possibilidade de pancadas fortes em alguns locais da Região Metropolitana. Um aviso de ressaca com ondas de até 2,5 metros foi emitido pela Marinha do Brasil. A máxima de temperatura prevista é de 20°C na capital.

Na terça-feira (30) muitas nuvens irão cobrir o sol no período da tarde. Ainda existe chance de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, principalmente entre a madrugada e o início da manhã. A ventania e a ressaca continuam e a temperatura máxima não deve passar de 20°C novamente.

A partir de quarta-feira (31) não deve chover mais. O mar segue agitado e há condições de rajadas de vento. Na capital, a temperatura prevista é de 23°C.

Quinta (1) e sexta-feira (2) não terão chuva e a máxima deve bater 30°C.