Após a chegada do circo na cidade, um super show que promove inclusão e conscientização vai ser apresentado na Barra da Tijuca em setembro
O Cirque Amar tem origem francesa, e recentemente desembarcou na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, preparou uma super novidade para os fluminenses. No domingo, 11 de setembro, a apresentação das 10h, será especialmente preparado para receber Pessoas com Autismo (TEA) e/ou TDAH, Pessoas com Deficiência (PCDs) e Pessoas com Deficiência Auditiva. Mantendo toda a alegria já conhecida pelo público, o Espetáculo Inclusivo terá luz e som suavizados, reduzindo barulhos altos, ruídos e distrações. Essas mudanças incluem a Banda Amar, responsável pela música ao vivo, que irá trocar a guitarra utilizada por violão.
Para a apresentação, também serão retiradas as atrações com motos, como o Globo da Morte e o Freestyle Motocross, a fim de minimizar o incômodo ou possíveis crises de desorganização. De forma tradicional, o espetáculo contará com os palhaços Matraca & Moroco, sucesso absoluto em todas as edições, além de trapezistas contorcionistas, ilusionistas e outros números que encantam e divertem o público.
O diretor do Cirque AMar, Bryan Stevanovich, conta que o espetáculo contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que vão ser responsáveis por, além de traduzir as falas, interpretar a música, possibilitando que a pessoa com deficiência auditiva esteja integrada ao clima completo do espetáculo: “A presença de um intérprete possibilita a presença da comunidade Deficiente Auditiva em diversificados espaços e, nesse caso, o espaço de arte”.
O diretor alega ter orgulho de ser pioneiro nesta nova perspectiva de inclusão nos espetáculos circenses: “O Espetáculo Inclusivo faz parte da história do circo há três anos. A cada temporada promovemos uma sessão como essa e colhemos aplausos e sorrisos, e isso é muito gratificante”, revela Bryan.
Flávia Fabres é Psicopedagoga em Inclusão Escolar, e ressalta a importância de apresentações neste formato para este público: “Muitas famílias que têm filhos no espectro autista, por exemplo, acabam exclusas de programações infantis, musicais ou culturais por conta das crises de desorganização que as crianças podem vir a ter em locais com luzes fortes e barulhos altos. O Espetáculo Inclusivo é de enorme importância por promover inclusão e levar a magia do circo a todos os públicos, sem distinções”.
Os portões abrem às 9h30 e o espetáculo inicia às 10h, com toda magia e encanto que o circo traz aos seus espectadores.
Com ingressos que custam a partir de R$ 50,00 de acordo com o setor desejado. Já as pessoas com deficiência poderão entrar gratuitamente na apresentação, somente os acompanhantes pagam entrada, com opção de meia-entrada para até 01 (um) acompanhante. Os demais acompanhantes pagam entrada inteira ou meia - caso se enquadrem nos tópicos e requisitos determinados por lei.
Serviço
Espetáculo Inclusivo – Cirque Amar | Domingo, 11/09 às 10h00
Endereço: Avenida das Américas, 10001, em frente ao Ribalta, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Ingressos disponíveis on-line via App ou Site Sympla (site) ou na bilheteria do Cirque Amar, na Av. das Américas, abertas diariamente das 10h às 21h00 (sem taxa).