O motivo da ação é prevenir enchentes
Para prevenir enchentes e alagamentos no próximo verão, o Rio Grande, que corta a Cidade de Deus , está sendo desassoreado. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em dezembro e o investimento é de R$2,7 milhões.
As intervenções são feitas por meio da Subprefeitura de Jacarepaguá e pela Fundação Rio-Águas. Quatro escavadeiras hidráulicas foram disponibilizadas para trabalhar na limpeza do canal ao longo da Avenida Cidade de Deus, no trecho da Avenida Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes até o encontro com o Rio Arroio Fundo.
A expectativa é que 73 mil toneladas de material sejam retiradas, o que equivale a mais de seis mil caminhões basculantes.
“Essa limpeza do Rio Grande trará melhorias significativas no escoamento das águas pluviais das localidades do entorno do rio, como a Cidade de Deus. Para ter uma ideia, até o momento, já foram retiradas mais de dez mil toneladas do canal, o que representa cerca de 830 caminhões de material assoreado a menos no fundo do rio”, destacou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.