As construções não atendiam a legislação e ocupavam uma área de aproximadamente 3.000 m²



 

A Secretaria de Ordem Pública realizou uma operação de demolição de construções irregulares na Estrada do Camorim, em Jacarepaguá. Ao todo, 12 casas de dois pavimentos que foram erguidas sem licença ou acompanhamento de profissionais habilitados foram derrubadas, além do início da construção da fundação de mais seis unidades. Engenheiros da Prefeitura estimam que R$ 3,5 milhões tenham sido investidos nas construções irregulares. 

Também foi identificada a retirada de vegetação nativa sem o devido licenciamento. Essas construções não atendiam a legislação, os parâmetros urbanísticos da região e ocupavam uma área de cerca de 3.000m². Cada lote tendo em média aproximadamente 200m², com residências de 150m², avaliadas em torno de R$ 300 mil para venda.

Os responsáveis pelo empreendimento já haviam sido notificados sobre as irregularidades e sobre o embargo, mas, mesmo assim, continuaram a realizar as construções, desrespeitando os atos administrativos praticados pelo Município.  

“Desde de janeiro de 2021 já fizemos mais de 1.100 demolições e seguiremos realizando esse trabalho porque queremos que o município cresça, mas de forma ordenada. Não vamos tolerar construções ilegais na cidade do Rio de Janeiro”, explica o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Também participam da operação agentes da Secretaria de Conservação, da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (Coope), Guarda Municipal, Rio Luz, Light, Cedae e Polícia Militar.