Para a realização da operação, a companhia vai atuar nas noites de sexta e sábado
Na sexta-feira (30), a Águas do Rio começou a remoção de uma tubulação de esgoto desativada, na Avenida Niemeyer, em São Conrado. Para a realização das obras, um trecho da via será interditado pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro, que contará com a contribuição de alpinistas e caminhões. O processo de retirada acontece nas noites de sexta e sábado até dezembro.
Desativado há mais de 10 anos, o encanamento que passa ao lado da ciclovia Tim Maia tem cerca de 1,3 quilômetro de extensão. Segundo denúncias feitas nas redes sociais por frequentadores do local, os dutos corriam risco de desabar.
Quando ainda era utilizada, a tubulação levava o esgoto da Rocinha e de São Conrado para a Estação Elevatória do Leblon. De lá, os resíduos ainda eram encaminhados para o Emissário Submarino de Ipanema. Atualmente, o esgoto é levado diretamente ao Emissário através de um encanamento mais novo e instalado em um lugar menos aparente.
No último dia 24 de setembro, a companhia Águas do Rio fez testes de operação e retirou uma parte da estrutura. "A retirada dessa tubulação, que há mais de 10 anos não é utilizada, visa a evitar acidentes, inclusive com a ciclovia. A estrutura dela está completamente deteriorada e tínhamos que tomar uma providência rapidamente", destacou o superintendente da Águas do Rio, Sinval Andrade.