Os bichos ficavam em uma fazendinha no Condomínio Novo Leblon
Na manhã do dia 8 de novembro, mais de 60 animais de uma fazendinha na Barra da Tijuca foram resgatados pela Secretaria Municipal de Defesa e Proteção Animal. As denúncias de maus-tratos foram feitas por moradores do condomínio Novo Leblon, local onde os bichos ficavam.
Os agentes encontraram os animais machucados, em gaiolas apertadas sem espaço para se mexer, além de muita sujeira. Ainda segundo os funcionários da Prefeitura, haviam larvas na água de alguns animais e outros estavam com alimentos estragados.
No total, 61 animais foram resgatados. Entre eles 4 gansos, 3 patos, 13 galos, 20 galinhas, 1 cabra, 5 coelhos e 15 jabutis.
Os bichos resgatados foram levados para o Abrigo e Fazenda Modelo da Prefeitura, localizado na Estrada do Mato Alto, em Guaratiba. No local, eles passaram por cuidados básicos. Alguns precisaram receber soro porque estavam desnutridos. Segundo a Secretaria, os animais vão precisar de mais tratamento.
"Todos esses animais serão tratados. Quando estiverem aptos, os silvestres vão para algum órgão federal e os outros vão para adoção. Eles serão castrados, nós vamos castrar a cabrinha", disse Jack Calderini, coordenador de operações e fiscalização da secretaria.
Os animais também ganharão um novo nome. "Como eles vieram de maus-tratos, você dá uma vida nova em que eles não vão sofrer mais, então as pessoas os rebatizam", explica Jack.