Com a subdivisão da Barra, Camorim e Jacarepaguá, Riocentro e Parque Olímpico, será o 166º bairro do RJ

 

 

A região do entorno do Parque Olímpico e Riocentro, que é formada com a divisão de áreas da Barra, Jacarepaguá e Camorim, irá receber um novo bairro. Se trata da Barra Olímpica, o 166º bairro oficial da lista da Cidade do Rio de Janeiro.

Desde 2010, quando a proposta começou a tramitar na Câmara de Vereadores do Rio, ela vem gerando polêmicas, quando entrou em pauta pela primeira vez, ainda antes das Olimpíadas do Rio, que aconteceram em 2016. Acabou sendo aprovado recentemente, mas foi vetado pelo prefeito Eduardo Paes. Entretanto, os vereadores do Rio derrubaram o veto e, agora, foi publicada a lei que cria o novo bairro.

O projeto é do presidente da Câmara, Carlo Caiado, tem coautoria de Tânia Bastos e do ex-vereador Tio Carlos e foi aprovado na última quinta-feira (17).

Em outubro, antes do projeto ser vetado pelo Prefeito Eduardo Paes, o CEO da Carvalho Hosken, Carlos Felipe de Carvalho chegou a comemorar a possibilidade da criação do novo bairro. O projeto havia sido aprovado pela Câmara Municipal e aguardava a sanção do prefeito Eduardo Paes. “É mais uma forma de reconhecer a importância que a Barra tem para o Rio. E nós estamos muito felizes por fazer parte desta história porque o Rio 2, o Centro Metropolitano e a Ilha Pura compõem os primeiros e únicos bairros planejados dessa nova Barra Olímpica”, comemorou o CEO da Carvalho Hosken, Carlos Felipe de Carvalho na ocasião.

Leia abaixo o Projeto de Lei Nº 807/2010

 

EMENTA: CRIA O BAIRRO BARRA OLÍMPICA, PELA SUBDIVISÃO DOS BAIRROS BARRA DA TIJUCA, CAMORIM E JACAREPAGUÁ .


Autor(es): VEREADOR CARLO CAIADO


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

D E C R E T A :


Art. 1° Fica criado o bairro Barra Olímpica, pela subdivisão dos bairros Barra da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá.


Art. 2° O bairro Barra Olímpica terá os seguintes limites básicos:

I - Ao Sul, limitando-se com o bairro da Barra da Tijuca, pelo canal que interliga a Lagoa da Tijuca à Lagoa de Jacarepaguá, inclusive;

II - A Oeste, limitando-se com os bairros de Camorim e de Jacarepaguá, pela Avenida Salvador Allende, Rua Abraão Jabour e Rua Abadiana, até a Avenida Salvador Allende;

III - Ao Norte, limitando-se com o bairro de Jacarepaguá, pela via projetada do futuro Centro Metropolitano, parte da Estrada do Arroio

Pavuna, e novamente pela via projetada do futuro Centro Metropolitano, até a Avenida Ayrton Senna; e

IV - A Leste, limitando-se com o bairro de Jacarepaguá, pela Avenida Ayrton Senna e pelo canal do rio Arroio Fundo até seu deságue na Lagoa da Tijuca.


Art. 3° Na regulamentação desta Lei, o Poder Executivo, observado o disposto no art. 2°, detalhará a efetiva delimitação do bairro Barra Olímpica, no qual obrigatoriamente estarão incluídos o Riocentro, a área da futura Vila Olímpica, a área do antigo Autódromo e a área que abrigará o futuro Centro Metropolitano.


Art. 4° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Teotônio Villela, 28 de dezembro de 2010.

Vereador CARLO CAIADO

JUSTIFICATIVA

A realização na Cidade do Rio de Janeiro de um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos, em 2016, representará, não temos dúvida, um marco para toda a Cidade e nosso povo. Afinal, como se costuma dizer, os olhos do mundo estarão voltados para nossa terra, pois serão mostradas, a par dos eventos esportivos propriamente ditos, as incomparáveis belezas da Cidade.
Esta, portanto, é uma oportunidade ímpar, que merece, e precisará, ser lembrada para sempre, de todas as maneiras possíveis.
Daí a motivação para a presente iniciativa, que pretende registrar indelevelmente os Jogos Olímpicos da Cidade do Rio de Janeiro, que certamente se constituirão em um dos mais memoráveis Jogos Olímpicos de toda a história desse grandioso evento mundial.

 

Em um comunicado no site da Câmara Municipal, a notícia foi publicada, trazendo alívio para quem apoiava o projeto de lei: 

“Em sessão extraordinária realizada na quinta-feira (3), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou projetos de lei que aumentam a acessibilidade de deficientes em elevadores públicos e privados, bem como projeto que melhora a infraestrutura necessária à realização de jogos eletrônicos na cidade, que cria cartão de identificação para incentivar a produção agropecuária, entre outros. 

Os parlamentares analisaram também dois vetos do Poder Executivo a projetos de lei. os vereadores rejeitaram o veto total ao PL 807-A/2010, dos vereadores Carlo Caiado, Tânia Bastos (Rep), Dr. Carlos Eduardo (PDT) e do ex-vereador Tio Carlos, que cria o bairro Barra Olímpica pela subdivisão dos bairros da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá”.

O assunto tem dividido opiniões nas redes sociais. Alguns comemoram a mudança, enquanto outros demonstram preocupação com as taxas de IPTU ficarem mais caras depois dessa transição. Há também quem zoe na internet, falando que moradores do Rio 2 sempre sonharam em morar na Barra, e vão continuar morando em Curicica, por conta do projeto não contemplar a região.