Boa alimentação e exercício físico é o “shot” perfeito para turbinar a imunidade

Taissa Müller, nutricionista do Lach, clínica no Jardim Botânico, destaca que manter a rotina de alimentação saudável, ou seja, rica em nutrientes e a prática regular de exercício físico é o que pode colaborar para manter a imunidade alta e se manter livre de diversas doenças, entre elas, influenza e covid.

O importante é:

- Alimentação: ingerir o máximo de frutas variadas, verduras, legumes, carnes magras. Não faça dieta sem acompanhamento! Dietas low carb e hipocalóricas feita de forma errada não só trazem danos a imunidade, mas impactos na saúde como um todo.

- Muito líquido: água, de acordo com seu peso, no mínimo 2 litros, mas a conta ideal é 30 x kg. Se manter bem hidratada ajuda na sinusite, congestão nasal, tosse e prisão de ventre.

- Vitaminas: frutas e legumes te ajudarão a manter a imunidade e você as encontra em feiras. Suplementação deve ser feito por nutricionista ou médico. Os antioxidantes são grandes aliados e podem dá um reforço extra na sua imunidade. Frutas ricas em vitamina C – laranja, mamão, acerola. Você não precisa ir correndo na farmácia e sim na feira. Essas frutas são ricas em vitamina C, D, E A, zinco e selênio.

- Descanse: Durma cedo, medite, faça Yoga, relaxe da forma que conseguir. Sol e atividade física são aliados nesse processo. O estresse, privação de sono, excesso de bebida alcoólica são alguns itens que prejudicam sua imunidade. Dormir bem, comer comida de verdade, nutritiva, se exercitar são parâmetros mínimos fundamentais para uma boa imunidade.