Cursos de capacitação, medidas de conscientização e eventos voltados para a segurança no trânsito são promovidos pelo Rio Ônibus e Detran-RJ

 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância de condutas mais seguras no trânsito. O tema de 2023 é “No trânsito, a escolha é a vida” e conta com o apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas. 

Um evento do Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) divulgou a programação da entidade para a campanha do mês de maio. De acordo com a organização, cerca de 45 mil mortes e um prejuízo financeiro de R$50 bilhões acometem o Brasil anualmente, como consequência dos acidentes de trânsito.

Durante o evento, o Rio Ônibus recebeu o selo oficial de adesão ao programa Entidade Laço Amarelo, que permite acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Observatório, para a aplicação de medidas voltadas para a segurança no trânsito carioca.  Além disso, atividades foram lançadas em parceria com o SestSenat, que oferece cursos de capacitação a profissionais do setor, voltados para a segurança no trânsito. Os cursos ofertados podem ser visualizados no site: www.sestsenat.org.br

O Detran-RJ, além de promover vídeos através das redes sociais sobre o Maio Amarelo e trazer histórias de vítimas ou pessoas afetadas por acidentes de trânsito, também participou de um evento educativo nesta terça-feira (9), em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). A fim de conscientizar, de forma lúdica e divertida, os pacientes pediátricos sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito, a atividade contou com a exibição de um vídeo educativo e uma série de jogos para estimular as crianças a adotarem ações preventivas no trânsito. 

Ao longo do mês outras estratégias educativas vão ampliar a conscientização sobre o tema. No dia 23 de maio, INTO e Detran-RJ participam juntos de um evento no Sambódromo, no Centro do Rio, que também conta com as secretarias municipal e estadual de Saúde. 

Um painel sobre o impacto dos acidentes de trânsito na vida do brasileiro, previsto para o fim do mês, encerra a programação especial do “Maio Amarelo”. Além do debate, que reunirá representantes de diversas instituições, serão realizadas ainda atividades práticas e interativas, visando chamar a atenção sobre o impacto do uso de celulares e headphones nos acidentes e sobre a importância do respeito à sinalização, entre outros.